Textos publicados pela autora
Modificador do nome: «um doente de cardiologia»
Pergunta: Na frase «O Lourenço é um doente com sida», qual a função sintática de «com sida»?
Na frase «O Lourenço é um doente de cardiologia», qual a função sintática de «de cardiologia»?Resposta: Atendendo a que o nome doente é independente, ou seja, não pede um complemento, os constituintes que o acompanham nas frases apresentadas pela consulente, nomeadamente «com sida» e «de cardiologia», incidem sobre o nome desempenhando a função de modificador do nome restritivo.
Disponha sempre!...
A palavra escalaridade
Pergunta: A palavra escalaridade (do inglês scalarity) tem sido usada sob diferentes acepções e em domínios bem distintos como geografia, linguística, arquitetura e até em análises de sistemas socioeconômicos.
Tanta polivalência, mais ajuda ou mais atrapalha?Resposta: O nome escalaridade formou-se, por derivação, a partir do adjetivo escalar, o qual descreve uma «representação que se faz por meio de uma escala», ou, no campo específico da...
O pronome quem e o seu antecedente
Pergunta: Gostava de saber se o uso de quem nesta oração «A mulher quem canta» estava correta ou não.
Grato pela resposta.Resposta: O segmento de frase apresentado não está correto.
O pronome relativo quem tem a particularidade de selecionar antecedentes com o traço [+humano], ou seja, refere-se a pessoas. Por esta razão, é agramatical uma frase na qual quem tenha um antecedente [-humano], como se observa em (1):
(1) «*O livro de quem tu me falaste é...
Quando e se seguidos do presente do conjuntivo
Pergunta: Embora se diga que quando e se nunca são seguidos do presente do conjuntivo, o fato é que eu tenho visto, inúmeras vezes, o presente do conjuntivo depois de quando, em textos jurídicos de todo o mundo lusófono.
O curioso é que, como nativo, essa aplicação me soa bem nesses casos, mas não na maioria dos casos, onde aplicaria o presente do indicativo ou o futuro do conjuntivo. Dou como exemplo a seguinte frase:
«As concessões por arrendamento podem ser...
