Textos publicados pela autora
O imperfeito do conjuntivo em lugar do mais-que-perfeito do conjuntivo
Pergunta: Acabei de ler o titular que se segue: «Se o Salgueiro Maia cumprisse a ameaça de destruir o Carmo, teriam morrido centenas de pessoas.»
Gostaria de saber se esse uso do imperfeito do conjuntivo é correto, ou deveria ser «tivesse cumprido», dado que é um facto do passado.
No caso de o uso ser correto, gostaria de saber o porquê.
Muitíssimo obrigada.Resposta: Neste caso, é possível usar tanto o pretérito imperfeito como o mais-que-perfeito do conjuntivo, embora este último seja mais comum.
A frase em apreço...
O verbo fazer: «faz de alguém um herói»
Pergunta: Perguntava-vos se na frase «Isso é o que faz alguém "de" herói» há alguma incorreção do ponto de vista sintático?
Obrigado.Resposta: A sintaxe mais comum, e portanto preferível, será «Fazer de alguém alguma coisa»:
(1) «Isso faz de alguém um herói.»
Esta estrutura é usada com o valor de atribuir a alguém ou a alguma coisa um determinado valor ou uma determinada função.
Note-se, todavia, que usada sobretudo com valores pejorativos, encontramos a estrutura «fazer alguém de alguma coisa»:
(2) «Fê-lo de...
Disjunção e vírgula
Pergunta: Queria perguntar-vos como se diferencia uma disjunção inclusiva de uma disjunção exclusiva. Por exemplo: «as escolas de ensino privado ou cooperativo com contrato de associação».
Se eu quiser dizer «OU escolas privadas OU escolas cooperativas com contrato de associação» (das duas, uma), devo colocar vírgulas depois de «privadas» e depois de «cooperativas»?
Se eu quiser dizer «as escolas privadas OU cooperativas com contrato de associação» (uma, outra ou ambas), devo colocar vírgulas antes do...
As locuções «de facto» e «com efeito»
Pergunta: Qual a diferença entre «de facto» e «com efeito»?Resposta: Sendo usadas com a função de conectar frases, orações ou grupos de palavras, as expressões «de facto» e «com efeito» são normalmente equivalentes, tendo o valor de «efetivamente». Estas expressões são usadas comummente com um valor de confirmação ou de explicitação do que foi dito ou de um argumento:
(1) «Tinha fome. De facto/ Com feito, já não comia há horas.»
(2) «Estava feliz porque, de facto/com efeito, só ela sabia a resposta.»
Poderemos considerar...
«Ficar com dúvidas sobre se...»
Pergunta: Em relação à frase abaixo, o elemento destacado foi usado corretamente? «Ficou com dúvidas se estava a fazer o certo.»
Obrigado.Resposta: A frase apresentada não é aceitável do ponto de vista normativo.
O nome comum dúvidas regre uma preposição, que poderá ser de, em ou sobre (ou sinónimos):
(1) «Tenho dúvidas de que ele venha.»
(2) «Tenho dúvidas em ir ao cinema contigo.»
(3) «Tenho dúvidas sobre...
