Pergunta:
Preciso entender a sintaxe do verbo evadir, pois os dicionários que consultei me deixaram com mais dúvidas do que já tinha.
O Dicionário Online de Português mostra que esse verbo é transitivo direto e pronominal quando a definição for «afastar-se de uma resposta direta». Porém, logo em seguida, cita uma frase com preposição: «evadir-se a uma crítica». Se o verbo é transitivo direto, a frase correta não seria «evadir-se uma crítica»? Porém, admito que ficaria estranho. Portanto, o mais correto não seria dizer que o verbo é transitivo indireto, citando a referida frase como exemplo (evadir-se a uma crítica)?
A minha dúvida vem da frase que pretendo escrever em que um filho faz uma pergunta a que a mãe não sabe como responder. A frase é: «Pega de surpresa, ela sorri desconcertadamente e tenta se evadir da resposta.»
Fico grato se puderem me elucidar esse enigma!
Resposta:
Com efeito, o verbo evadir permite vários usos:
i) como verbo transitivo direto:
(1) «Assediado pelos jornalistas, o Ministro tentou evadir a questão.»1
ii) como verbo transitivo direto (pronominal)2:
(2) «O João evadiu-se.»
Neste caso, o verbo é reflexo, desempenhando o pronome se a função de complemento direto, o que justifica a sua classificação como transitivo direto.
iii) como transitivo direto (pronominal) e indireto2:
(3) «Ele evadiu-se a uma crítica.»
Neste caso, o verbo tem um complemento direto (o pronome se) e um complemento indireto.
Como transitivo direto e indireto, o verbo pode ainda construir-se com complemento oblíquo (relativo), como acontece na frase apresentada pelo consulente:
(4) «Pega de surpresa, ela sorri desconcertadamente e tenta se evadir da resposta.»
Disponha sempre!
1. Exemplo apresentado por Busse, Dicionário sintáctico dos verbos portugueses. Almedina, p. 226.
2. Cf. Luft,