Textos publicados pela autora
O verbo ajudar e o pronome isso
Pergunta: Na frase «ajudei-o a que fizesse as malas», a completiva finita oblíqua pode ser substituída pelo pronome isso?
«Ajudei-o a isso.» Está correta essa frase?
Tradicionalmente a completiva finita oblíqua em causa se chama oração subordinada substantiva objetiva indireta?
Obrigado.Resposta: Na frase apresentada, a oração subordinada substantiva completiva «a que fizesse as malas» pode ser substituída pelo pronome demonstrativo isso, pelo que está correta a frase...
Sílabas métricas, sinalefa e vírgula
Pergunta: No decassílabo «E cava, em belas frontes, paralelas» (tradução pessoal de um verso de Shakespeare)*, as vírgulas são ou não desejáveis?
Pergunto isto, porque não sei se o uso da vírgula impede a sílaba métrica |va em|, e também porque não tenho a certeza se, de um ponto de vista gramatical, elas são realmente necessárias. A minha intenção é apenas impedir que a palavra paralelas possa ser considerada um adjetivo referente a frontes.
Obrigado.
N....
O erro da frase «A história da dança tem sido escrita há séculos»
Pergunta: «A história da dança tem sido escrita há séculos».
Esta frase está correta?
Tenho dúvidas porque, por um lado, há pode ter um significado de duração (ex: trabalho nesta empresa há oito anos), mas, por outro, nesta frase, parece-me que há remete para uma localização temporal no passado, com o sentido de «foi escrita há séculos». «A história da dança tem sido escrita ao longo de séculos» soa-me melhor, mas não posso afirmar que a outra esteja incorreta. Gostaria que esclarecessem...
A classe de palavras de então
Pergunta: Como faço para diferenciar a palavra então de advérbio e conjunção (principalmente conclusiva)?
Grato.Resposta: Tradicionalmente, então é considerado um advérbio de tempo (cf. Cunha e Cintra, Nova Gramática do Português Contemporâneo. Ed. Sá da Costa, p. 549). Neste caso, então incide sobre o grupo verbal, estabelecendo um intervalo temporal para a situação descrita:
(1) «O João chegou a casa. Preparou-se, então, para dormir uma...
Covid-19: Como descrever o desconhecido que abala o mundo?
