Carlos Marinheiro - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Carlos Marinheiro
Carlos Marinheiro
100K

Carlos Marinheiro (1941–2022). Bacharel em Jornalismo pela Escola Superior de Meios de Comunicação Social de Lisboa e ex-coordenador executivo do Ciberdúvidas da Língua Portuguesa. Colaborou em vários jornais, sobretudo com textos de análise política e social, nomeadamente no Expresso, Público, Notícias da Amadora e no extinto Comércio do Funchal, influente órgão da Imprensa até ao 25 de Abril.

 
Textos publicados pelo autor

Pergunta:

Eu tenho esta dúvida: qual é o significado de porreiro e fofo? Sei que são adjetivos positivos. É como giro? Melhor ainda? Poderia enviar-me uma definição por favor?

Muito obrigada.

Resposta:

O adjectivo porreiro (regionalismo de Portugal, de uso informal, segundo o Dicionário Eletrônico Houaiss) significa «afável, simples, prestativo», «bonito, lindo» e «bom, excelente». Em certos contextos, porreiro é sinónimo de giro, dado que este termo também pode significar bonito.

Quanto ao adjectivo fofo, o mesmo dicionário diz que, como regionalismo do Brasil, de uso informal, significa «que encanta pelo aspecto bonito e gracioso»; e o Dicionário da Língua Portuguesa 2008, da Porto Editora, informa-nos de que, coloquialmente, quer dizer «amoroso; adorável», embora signifique ainda «que cede à pressão; mole; macio», «cheio; tufado» ou, em sentido figurado, «enfatuado; afectado».

Pergunta:

Como fica, agora, a palavra supra-sumo?

Resposta:

Agora, ou seja, pelo novo Acordo Ortográfico, fica suprassumo. Assim, no seu país, escreve-se suprassumo, enquanto, nos países lusófonos onde o acordo não vigora, ainda se mantém a grafia supra-sumo.*

Suprassumo (ou supra-sumo) é o «grau mais elevado de (algo); máximo, quinta-essência, cúmulo».

* Consultar o Acordo Ortográfico de 1945.

Pergunta:

1. Diz-se da literatura das Antilhas — "antilhana" ou "antilhesa"?

2. Diz-se dos habitantes de Guadalupe — "guadalupenses"?

Obrigada.

Resposta:

A literatura das Antilhas é a literatura antilhana, dado que antilhano quer dizer «relativo às Antilhas (América Central) ou o que é seu natural ou habitante».

Os naturais de Guadalupe são guadalupenses.

Pergunta:

Podemos utilizar a expressão «riscos de saúde ocupacional» para nos referirmos a riscos de saúde devidos à exposição no trabalho com determinados produtos ou equipamentos?

Resposta:

Dado que a Organização Mundial da Saúde define a saúde ocupacional como as «condições de trabalho que garantam o mais elevado grau de qualidade de vida no trabalho, protegendo a saúde dos trabalhadores, promovendo o seu bem-estar físico, mental e social e prevenindo a doença e os acidentes», parece-me correcta a expressão.

Pergunta:

Afinal, qual é forma correcta: "Tonteria", ou "tontaria"?

Resposta:

Apesar de, popularmente, se ouvir com alguma frequência o termo tonteria, o facto é que o vocábulo registado nos dicionários consultados é tontaria (tonto + -aria). O Dicionário Eletrônico Houaiss, por exemplo, acolhe o substantivo (nome) feminino tontaria, chamando-lhe «qualidade de tonto; tontice, tolice». Já o Dicionário da Língua Portuguesa 2008, da Porto Editora, regista tontaria, mas remete-nos para tontice (o termo preferível).

Também o Portal da Língua Portuguesa regista tontaria, e não acolhe tonteria.