Textos publicados pelo autor
Etimologia e morfologia de alcaloide
Pergunta: Prezados Lusitanos, cumprimento-os mais uma vez pelo brilhante trabalho dedicado à língua portuguesa.
Hoje a minha dúvida é relativa à etimologia da palavra alcaloide.
Por favor, além disso, poder-me-iam, por favor, dividir o vocábulo em seus elementos mórficos e seus respectivos significados?
Desde já, meus agradecimentos.Resposta: Agradecemos as palavras de apreço do consulente.
A palavra formou-se no latim científico e aparece dicionarizada em português, pelo menos, a partir...
A pronúncia de Azeméis (Oliveira de Azeméis)
Pergunta: Gostaria de saber qual a pronúncia correta da palavra Azeméis, mais concretamente no nome da cidade de Oliveira de Azeméis.
Azeméis não deveria ser pronunciado com e aberto, como em hotéis e papéis?Resposta: A grafia do topónimo tem acento agudo no ditongo éi de modo a indicar que este se pronuncia como ditongo aberto, tal como o de anéis.
Contudo, há décadas que nos grandes...
A pronúncia da sigla e acrónimo CFAE
Pergunta: Tendo estado presente no Congresso dos Centros de Formação de Associações de Escolas, vulgarmente redigido CFAE, ouviu-se a pronúncia de duas formas que tentarei ilustrar: "CEfae" ou "QUEfae".
Sabendo que os acrónimos se leem como as palavras e as sua regras, gostaria de ser esclarecida quanto a este.
Muito obrigadaResposta: Em Portugal, CFAE é a sigla de Centros de Formação de Associação de Escolas. Trata-se de uma sigla, mas acontece que a forma CFAE pode ser também entendida como acrónimo. As duas perspetivas...
Nite (calão de Portugal)
Pergunta: Em conversa casual em âmbito laboral surgiu a dúvida relativamente à origem da expressão "nite", referente a cigarro.
De onde vem esta expressão?
Muito obrigado.Resposta: Não foi possível encontrar fontes que facultem informação fiável sobre a palavra nite, que se enquadra no nível calão (gíria) de Portugal.
Encontra-se registo de nite («cigarro») num glossário publicado no semanário Expresso há uma década – "Glossário do Dialeto Juvenil", 23/10/2012 –, do...
Sinergisticamente e sinergeticamente
Pergunta: Gostava de saber se posso usar em Portugal o advérbio sinergisticamente. Em parte esta pergunta já foi respondida mas baseando-se apenas em fontes brasileiras que considero não se adaptarem à realidade portuguesa. E portanto, a dúvida mantém-se.Resposta: Não é aqui possível dar a resposta categórica que parece ser o objetivo da questão, porque sinergisticamente é um advérbio de modo tão bem formado como sinergeticamente. Em todo o caso, dos pontos de...
