Textos publicados pelo autor
A origem do nome Cristino
Pergunta: Gostaria de conhecer as origens do apelido Cristino.
Agradeço.Resposta: É um apelido com origem no nome próprio Cristino, que deriva de Christinus, de Christus (= Cristo), tal como Christina > Cristina1.
Nas páginas do GeneAll, encontram-se ocorrências de Cristino como apelido e como nome próprio.
1 Cf. José Pedro Machado, Dicionário Onomástico Etimológico da...
O advérbio abondo em galego e em português
Pergunta: Gostava de saber se em português se utiliza o advérbio abondo como em galego? Têm o mesmo valor ou é considerado um regionalismo?
Às vezes sou vítima das interferências linguísticas ao serem línguas tão próximas.
Obrigada!Resposta: Em português também se regista abondo como advérbio, com variantes: avondo, abonde e avonde (ainda que os dicionários mais recentes só apresentem as formas com...
«Hei de lhe dizer», sem hífenes
Pergunta: O hífen era comum nas expressões hei-de, hás-de, etc. etc. Com o Acordo Ortográfico [de 1990], passamos a hei de, hás de. Até aqui é claríssimo.
Havia também casos mais complexos com dois hífenes no mesmo conjunto como hei-de-lhe, hás-de-me, etc. Imagino que as formas gráficas corretas passam a ser hei de lhe, hás de me.
Ou teria alguma sensatez, cair o primeiro hífen e não o segundo, e passarmos a...
A origem e o uso do topónimo Fátima
Pergunta: Fiquei surpreendido, ao adquirir uma medalha de Nossa Senhora de Fátima, ver inscrito na medalha Nossa Senhora do Rosário da Fátima.
Vejo que é comum nas medalhas essa inscrição.... Ora quando nos referimos à cidade também dizemos (aquela pessoa é) «de Fátima» ou (há um bom restaurante) «em Fátima».
Qual a formulação correcta? “De”ou “da”?Resposta: O topónimo Fátima usava-se com artigo antes dos acontecimentos que levaram à criação do santuário. Com efeito, dizia-se ou ainda se diz...
A etimologia do zoónimo onça
Pergunta: Gostaria que me pudessem clarificar a etimologia e evolução da palavra onça.
Este substantivo feminino é de origem portuguesa e introduzida no Brasil? Não é do meu conhecimento da existência de onças em Portugal mas linces e também sei que os vários povos indígenas americanos chamavam de jaguar.
Muito obrigado pela atenção.
Resposta: É um zoónimo também existente noutras línguas de origem europeia, com configurações semelhantes às do português onça, «espécie de...
