Textos publicados pelo autor
A formação do adjetivo assustadiço
Pergunta: Gostaria que me informassem acerca do processo de formação da palavra assustadiça. Partindo do adjetivo assustada, penso que será derivada por sufixação, mas se considerar o nome susto, talvez seja por parassíntese.
Estou confuso. Podem ajudar-me nesta dúvida?
Obrigado.Resposta: Assustadiço deriva por sufixação de assustado.
O sufixo -iço, sufixo que geralmente denota as ideias de...
O pronome pessoal com uma sequência de auxiliares
Pergunta: Queria saber se estou a pronominalizar corretamente o verbo nesta frase:
«Ela bem podia i-los escolhendo a dedo, que nunca acertava.»
Obrigado.Resposta: O que apresenta está teoricamente correto, mas tal possibilidade do sistema aparece nunca ou raramente realizada, pelo que será preferível associar o pronome pessoal átono ao auxiliar podia: «ela bem os podia ir escolhendo»
Em alternativa, poderá juntar o pronome ao gerúndio, mas esta é uma opção discutível: «ela bem podia ir...
A etimologia e a evolução do verbo subir
Pergunta: Queria saber qual é a razão por que subir é com b se tem a sua origem em latim subire e, pelo tanto, deveria ser com v, já que o b do latim é intervocálico.
Obrigada!Resposta: Pode supor-se que o verbo subir terá sido condicionado por um processo de transmissão erudito ou semierudito, que teria retardado esse processo, mas não é certo.
É verdade que o b intervocálico latino passa muitas vezes a...
A pronúncia e a grafia de septuagésima
Pergunta: Numa série, para indicar a posição imediatamente a seguir à sexagésima nona, tenho escrito septuagésima. Porém, gostaria de saber se (à luz do acordo ortográfico) deverei escrever "setuagésima"?Resposta: Em Portugal, a grafia correta continua a ser septuagésima, feminino de septuagésimo. No Brasil, escreve-se também septuagésimo, a par de setuagésimo, muito embora a entrada desta última grafia seja remetida...
Salgar, na aceção de «pôr sal na estrada, quando neva»
Pergunta: Aqui na Holanda, quando neva, como agora no Inverno, eles colocam sal sobre as ciclovias.
Julgava que o verbo salgar se poderia aplicar a este contexto, mas o [Dicionário] Priberam assim define este verbo:
«Temperar com sal (ex.: já temperei e salguei o peixe). ≠ DESSALAR, DESSALGAR Pôr demasiado sal (ex.: acho que salguei o arroz). ≠ DESSALAR, DESSALGAR Pôr sal sobre carnes cruas ou outros alimentos, para os conservar. = ENSALMOURAR, SALMOURAR [Antigo] Espalhar sal em terreno onde se...
