Pergunta:
Gostava de conhecer a origem da expressão «Correr Ceca e Meca». Meca terá a ver com a cidade santa muçulmana? E de onde virá «ceca»? E porquê o significado de «andar de um lado para outro»?
Obrigada.
Resposta:
Não há certezas acerca da expressão, que é também bastante usada em Espanha.
Uma das explicações tradicionais pretende que Ceca (em português, também se regista Seca1) «era a designação popular da mesquita de Córdova», conforme comenta Sérgio Luís de Carvalho, em Nas Bocas do Mundo (Lisboa, Planeta Manuscrito, 2010, pág.97/98), onde acrescenta:
«[...] correr Ceca e Meca remete para as antigas peregrinações hispano-muçulmanas que se faziam entre a principal cidade santa do Islão e a capital muçulmana da Ibéria. Saliente-se que, de entre todas as antigas cidades islâmicas que tinham mesquita, Córdova era a mais distante de Meca.[...]»
Note-se, porém, que ceca é um termo de origem árabe que significa «casa onde se cunha moeda», e não «mesquita»1. Vem, portanto, a propósito citar F. Corriente, que, no seu Diccionario de Arabismos (Madrid, Editorial Gredos, 2003), observa o seguinte (desenvolveram-se as abreviaturas usadas na fonte consultada):
«Ceca (castelhano y gallego) y seca (catalão) 'casa de moneda' y (portugués, sólo en la expresión Ceca e Meca, similar a la castellana de la Ceca a la Meca o de Ceca en Meca y gallego da Ceca para ...