Textos publicados pelo autor
O significado de encertar e encertado
Pergunta: Desde que me conheço que ouço os meus avós utilizar a expressão "insertado" ou "incertado" (nem sei bem qual a grafia correcta) quando se querem referir a um pacote que já foi aberto. Por exemplo: "Este pacote de bolachas está insertado". Não faço ideia se esta expressão é válida e qual a sua origem. Será que me podem ajudar?
Obrigada.Resposta: Os dicionários elaborados em Portugal registam encertar como um regionalismo, principalmente identificado com as regiões de Trás-os-Montes e das...
O radical de pobreza
Pergunta: Posso aceitar pobre, em vez de pobr- como forma de base da palavra pobreza? Ou posso aceitar as duas?
Obrigada.Resposta: O radical de pobre é pobr-, e o elemento -e, o seu índice temático. Sendo assim, perante pobreza, a análise dever ser a seguinte:
pobr- [radical] + -ez- [sufixo] + -a [índice temático]
Sabemos que o...
Obrigação vs. obrigatoriedade
Pergunta: Qual a diferença entre obrigação e obrigatoriedade?Resposta: Obrigação tem um sentido moral, enquanto obrigatoriedade tem um sentido legal:
1- Cuidar dos filhos é nossa obrigação. [neste contexto, não se diz «nossa obrigatoriedade»]
2 - «Governo avança com fim da obrigatoriedade da entrega do PEC» [seria menos exato empregar obrigação, porque se pretende referir um ato obrigatório]...
Incongruado
Pergunta: Durante a leitura de Jubiabá (1935), de Jorge Amado (1912-2001), deparei com a palavra "encongruado" no seguinte contexto:
«A vida é boa, velho... Você fala porque tá encongruado.... – o ex-soldado riu» (Amado, 1935, p.215).
Não há registro deste verbete nos dicionários gerais. Vocês poderiam me ajudar na atribuição de sentido à palavra "encongruado"?
Grato por qualquer luz.Resposta: Nas fontes de que dispomos não encontramos nem registo da palavra em apreço, nem informação que a...
Sobre o termo decrescimento
Pergunta: A propósito do conceito decrescimento – tese segundo a qual a degradação progressiva do ambiente e dos recursos do planeta só tem como saída a inversão da lógica depredadora do capitalismo* − e como não encontro a palavra no arquivo do Ciberdúvidas, peço-vos uma abordagem sobre a formação desta palavra e deste sentido novo.
* Cf. Serge Latouche, "As vantagens do decrescimento" (Le Monde Diplomatique – Brasil, 1/11/2003) e Decrescimento Sereno, Lisboa, Edições...
