Textos publicados pelo autor
A etimologia de esbanjar
Pergunta: Qual é a origem etimológica de esbanjar?Resposta: É verbo de origem obscura.
Parece ter um prefixo es-, com valor intensivo, daí o sentido de «gastar sem necessidade, em excesso». Contudo, não é claro o significado preciso e a origem do radical banj-, que faz parte deste verbo.
Apesar da semelhança fonética, não parece ter relação com banja, palavra também de origem obscura e que significa «parcela que cabe a cada pessoa numa partilha de...
Auvergne, Alvérnia e Arvérnia
Pergunta: É correto usar o gentílico "auvernês" para os naturais de Auvergne (centro da França) e manter o topónimo francês Auvergne, em vez do seu aportuguesamento Alvérnia ou Auvérnia?Resposta: Há uma grande variação na forma portuguesa que equivale ao topónimo francês Auvergne e o mesmo acontece com os gentílicos respetivos. Esta situação não é de admirar, uma vez que se trata de uma região que raramente é mencionada na comunicação oral e escrita corrente.
As...
Assadas ou grelhadas?
Uma questão de sardinhas
Numa ementa lê-se «sardinhas grelhadas», o que suscita interrogações e dúvidas, porque a expressão corrente é «sardinhas assadas». Este é o mote do apontamento do consultor Carlos Rocha sobre as relações entre verbos grelhar e assar no tocante a preparar sardinhas, carapaus ou bacalhau....
A expressão «correio elegante»
Pergunta: Em época de Festa Junina, surge-nos um dúvida: é comum que, durante as festividades de quermesse e quadrilha, haja uma brincadeira de «recadinhos amorosos entre os participantes».
E é justamente sobre o nome de tal brincadeira que reside a nossa dúvida. Como se chama?
"Correio elegante" ou "correio-elegante"?
Desde já, prévios agradecimentos.Resposta: Pode escrever-se com ou sem hífen: «correio elegante» e "correio-elegante".
O Dicionário Michaelis regista a expressão sem hífen:...
O uso de solapa por Pero Vaz de Caminha
Pergunta: Na carta de Pero Vaz de Caminha a D. Manuel, segundo parece, lê-se o seguinte:
«A feição (dos índios do Brasil) é serem pardos, um tanto avermelhados [...]. Os cabelos deles são corredios […]. E um deles trazia por baixo da solapa, de fonte a fonte, na parte detrás, uma espécie de cabeleira de penas de ave amarela […] mui basta e mui cerrada que lhe cobria o toutiço e as orelhas.»
Qual o significado de solapa?Resposta: O significado que Pero Vaz de Caminha (1450-1500) dá a solapa...
