Textos publicados pelo autor
A locução «mais além»
Pergunta: Recentemente encontrei o seguinte fragmento numa revista portuguesa: «Indo um pouco mais além, cabe destacar os interessados responder afirmativamente às questões 2 e 4.»
Gostaria de saber se não seria redundante o uso de «mais além» nesse contexto.
No Brasil, parece-me que poderia ser mais comum "Indo um pouco além" para adicionar uma informação ao que se disse antes, mas não tenho certeza.
Muito obrigada pela ajuda sempre inestimável.Resposta: A associação de mais a...
A expressão «um amigo para o inverno»
Pergunta: Porque se diz «um amigo para o inverno»?Resposta: A expressão «amigo para o inverno» usa-se em referência à «pessoa que complica quando quer ajudar» (Dicionário das Expressões Populares Portuguesas, de Guilherme Augusto Simões)1. Há também registo de «amigo para o inverno» como o mesmo que «amigo por interesse» (Dicionário Prático de Locuções e Expressões Correntes, de Emanuel de Moura Correia e Pesília de Melim Teixeira).
A expressão ocorre como título do romance Um Amigo para o...
A expressão «mais conhecido/a que o cão ruço»
Pergunta: Há algum tempo que não ouço uma expressão que costumava ouvir, mas nunca a vi escrita e não entendo nem a origem da expressão nem se ela se refere à cor ou ao gentílico.
Diz-se que uma pessoa muito célebre é «mais conhecida que o cão russo» ou «ruço»?
Obrigada,Resposta: Nas fontes aqui disponíveis, não se encontrou registo da expressão em apreço. Não foi, assim, possível esclarecer se a forma correta é com russo ou ruço.
Mesmo assim, comparando com outras expressões, como «doutor...
A subclasse dos advérbios futuramente e simultaneamente
Pergunta: Bom dia! Gostaria de saber se os vocábulos "simultaneamente" e "futuramente" são advérbios de tempo. Muito obrigado! Mário SearaResposta: São advérbios de tempo.
Simultaneamente é formalmente um advérbio de modo, mas semanticamente é um advérbio de tempo. Futuramente é caso igual, forma-se como advérbio de modo, mas é advérbio de tempo....
