Pergunta:
Ao fazer pesquisa sobre as origens da cidade de Santo Tirso, vim a perceber que o primeiro nome da localidade foi Cidnay.
O que significa a palavra Cidnay?
Obrigado.
Resposta:
Ignora-se o significado etimológico da forma Cidnay, que será uma das variantes de Cidenai ou Sidenai, formas que ocorrem em documentos, pelos menos desde o século XVI.
Certos autores consideram que é o nome mais antigo de Santo Tirso, conforme se pode confirmar pela leitura da seguinte passagem:
«[...] a povoação que passou a ser sede do concelho, ter[á] abandonado o seu verdadeiro e antigo nome "Cidenai", topónimo sem igual em toda a península e que teria tido origem na junção de duas palavras de línguas diferentes mas significando o mesmo: "Cide", em árabe significando "senhor" e "Na" em basco, também "senhor" acrescido do sufixo "aia" designativo de lugar de. De facto, num prazo do Séc. XVI, este lugar aparece escrito "Cideanaya"; num documento do Papa Urbano VIII, de 1629, são referidos os moradores de "Oppidi seu loci Cidanai" a quem eram concedidas indulgências por sete anos quando visitassem a igreja do Mosteiro no dia da festa do mártir Tirso (28 de Janeiro). Em 1651, Frei Leão de S. Tomaz, na Benedictina Lusitana, chama-lhe "Cidenai" que é a forma que ainda hoje se mantêm. Cidnay grafia adoptada para denominar o hotel que naquele lugar existiu, aparece apenas na Corografia Portuguesa, do P.e Carvalho da Costa. Em prazos de Séc. XIX é vulgar escrever-se Sidenai. Mas, esqueçamos este pormenor já sem remédio, e entremos no assunto que nos propusemos tratar.» (in Actas do Colóquio de História Local e Regional – Santo Tirso, 17 e 18 de Março de 1979 – no âmbito das comemorações do Milenário da fund...