Textos publicados pelo autor
A função sintáctica de «A máquina» e de «Ó máquina»
Pergunta: Observando as expressões «A máquina» e «Ó máquina» nos versos abaixo, podemos dizer que ambas exercem a mesma função sintática?
«Por que subir a escada de Jacó?
A máquina o fará por nós.
Ó máquina, orai por nós»
(excerto do poema Ladainha, de Cassiano Ricardo)Resposta: «A máquina» tem função de sujeito.
«Ó máquina» é um vocativo. Repare que existe ali uma vírgula a separá-lo do resto da frase, o que não pode acontecer quando é sujeito. Como a frase é imperativa, o sujeito não vem realizado lexicalmente, daí a...
A análise sintáctica da frase «Aqui estão as suas palavras»
Pergunta: Qual a análise sintáctica da seguinte frase: «Aqui estão as suas palavras»?Resposta: A ordem de palavras nestas frases nem sempre é determinante. A ordem de constituintes proposta em (1) não altera as relações gramaticais destes:
(1) «As suas palavras estão aqui.»
Em qualquer dos casos, «as suas palavras» é sujeito da oração, pronominalizável por «elas».
A parte da frase «estão aqui» é o predicado. Resta estabelecer a relação gramatical ou função sintáctica de «aqui».
Na Nova...
A função sintáctica de «... à ficha»
Pergunta: Na frase «Eu liguei o computador à ficha», qual é a função sintáctica de «à ficha»?Resposta: O segmento «à ficha» parece ser complemento do verbo. O verbo ligar pode ocorrer apenas com um complemento, como na frase (1), mas também podemos encontrar empregos deste verbo com dois complementos, como na frase (2):
(1) «Sempre que chego ao carro, ligo o rádio.»
(2) «Esta estrada liga Albergaria a Águeda.»
Na frase que apresenta, estaremos perante um emprego...
Oração subordinada adverbial e oração reduzida de infinitivo
Pergunta: Na frase «Não deixou o menino ir ao teatro em virtude de achar elevado o preço do bilhete», estamos perante uma oração, ou duas? No caso de se tratar de duas orações, como se classifica a segunda?
Obrigada pela vossa atenção.Resposta: A oração [(em virtude de) achar elevado o preço do bilhete] será, à partida, uma oração subordinada adverbial causal. Uma das características das subordinadas adverbiais é poder anteceder a principal, o que parece ser o caso, seguindo a minha intuição...
A função sintáctica do gerúndio (tendo)
Pergunta: Na frase «Não o imagino tendo raiva de alguém», qual é a função sintática do gerúndio (tendo)? E poder-se-ia considerar nesse caso o pronome oblíquo como sujeito acusativo desse gerúndio?
Desde já, muito obrigado.Resposta: Trata-se de uma frase complexa, contendo uma oração subordinada. Esta poderia muito bem ter a forma seguinte:
(1) Não imagino [F que o João tenha raiva de alguém].
O verbo selecciona como complemento uma frase que pode também apresentar...
