Textos publicados pela autora
Senão e «que não»
Pergunta: Gostaria de saber se, na frase «a delimitação dos objectivos não tem outra função que não...», fica melhor «que não» ou «senão».
Eu acho que o correcto é senão, mas gostava de saber a vossa opinião.
Obrigada.Resposta: No excerto em apreço, o que é correcto é escrever senão. O sentido geral é restritivo, e senão, mantendo a estrutura da frase, poderia ser substituído por a não ser: «A delimitação dos objectivos não tem outra função a não ser...»; Colocando a frase na afirmativa, e com as devidas alterações, claro!, seria...
Diferenças morfológicas e semânticas dos pares escrever/escrevinhar, ferver/fervilhar
Pergunta: Explique as diferenças morfológicas e semânticas dos pares: escrever, escrevinhar e ferver, fervilhar.Resposta: Do ponto de vista morfológico, o que me ocorre dizer é que em escrever e ferver estamos perante palavras simples, verbos no infinitivo, enquanto em escrevinhar e fervilhar estamos perante palavras derivadas, igualmente verbos no infinitivo, mas cujo sentido sofreu, por via da derivação, alteração de sentido.
Para ferver, o dicionário em linha da Porto Editora apresenta os seguintes...
A expressão «qual seja»
Pergunta: Vejo bastante oscilação no uso e nenhuma referência, nas gramáticas, quanto à análise da expressão «qual seja» em frases como:
«O sujeito tem um papel importante na frase, qual seja o de conjugar o verbo.»
Entendo essa expressão como uma oração adjetiva explicativa, por isso não uso vírgula após o «qual seja». Mas vejo que se usa bastante como uma intercalação («... papel importante, qual seja, o de conjugar...»). Como devo usar essa expressão, entre vírgulas, ou não? E qual a análise correta das orações da frase que...
A expressão «tantos quanto possível»
Pergunta: «Os maiores peixes de água doce estão desaparecendo. O biólogo Zeb Hogan identifica e protege tantos quanto possível.»
A expressão «tantos quanto possível» na frase acima está correta?
Obrigado.Resposta: Maria Helena de Moura Neves, na sua obra Guia de Uso do Português: Confrontando Regras e Usos, refere que a expressão «quanto possível» é invariável. Apresenta como exemplos «O detetive fez cara tão neutra quanto possível» e «Os vira-latas (tantos quanto possível), deitados no sofá, nas poltronas,...
Vogal de ligação em compostos de origem grega e latina
Pergunta: A vogal i é sempre vogal de ligação de morfemas de origem latina, e a vogal o é sempre vogal de ligação de morfemas de origem grega; ex.: "carnÍvoro" e "sarcÓfago"?
Grato.Resposta: É assim que Evanildo Bechara apresenta a situação na pág. 339 da Moderna Gramática Portuguesa: «A rigor, há em português duas vogais de ligação: i e o. A vogal i na composição de elementos latinos e o de elementos gregos: dentifrício, gasômetro.»
Creio que, em híbridos, ou seja, palavras compostas em que um dos elementos é grego e outro latino, a...
