Textos publicados pela autora
A evolução do significado de butique/"boutique"
Pergunta: Ao ano de 1975, o significado de boutique poderia ser outro para além de loja de roupa?Resposta: A palavra boutique surge no Moderno Dicionário da Língua Portuguesa, Lexicoteca, Círculo do Leitores, 1984, com a definição: «pequena loja elegante onde se podem adquirir pequenos objectos de luxo e pronto-a-vestir».1
Com sentido aproximado é registada também no dicionário da Academia das Ciências, 1999, onde o termo boutique remete para...
Oração de infinitivo numa frase identificacional
Pergunta: A frase «Estudar diariamente é um dever de todos os alunos» é uma frase simples, ou complexa?
Do meu ponto de vista, é simples, pois «Estudar diariamente» equivale a «O estudo diário» e, por isso, é o sujeito da frase, havendo, portanto, uma única oração cujo núcleo do predicado é a forma verbal «é».
Do ponto de vista de um colega meu, é complexa, visto que «Estudar diariamente» é uma oração subordinada adverbial reduzida de infinitivo, pois que tem o verbo no infinitivo e desempenha uma função sintáctica em relação à...
A classificação da palavra imediações
Pergunta: No contexto «... imediações da casa...» podemos classificar a palavra imediações como sendo um nome comum concreto?
Agradeço a quem me puder esclarecer esta dúvida.Resposta: Vale a pena recordar o que foi referido na resposta Sobre nome concreto e nome abstracto: ano sobre a dicotomia concreto-abstracto e ter em conta que essa dicotomia não existe de forma clara e uniforme, havendo graus ou níveis de abstracção, ou de concretude.
A palavra imediações, usada no plural, adquire o significado de proximidade. Não é...
Sobre nome concreto e nome abstracto: ano
Pergunta: Gostaria de confirmar se ano é um nome comum abstracto. Sempre assim pensei, mas surgiram dúvidas na correcção de um exercício de Língua Portuguesa.
Obrigada.Resposta: Não é de fácil resposta a questão que apresenta. Com efeito, o conceito de abstracto não é tão fácil de delimitar, nem mesmo de descrever, como gostaríamos. Não foi por acaso que este conceito foi retirado da TLEBS ou, como agora se diz, Dicionário Terminológico.
Vejamos o que nos dizem os gramáticos. Segundo Cunha e Cintra, na...
A família da palavra sandália
Pergunta: Posso considerar sandália como sendo uma palavra da família de sapato?Resposta: Considera-se que são da mesma família palavras que provêm do mesmo radical. Ora, se consultarmos um dicionário, por exemplo, o da Porto Editora, que nos indica a origem da palavra, verificamos que sandália provém do grego sandalion, através do latim sandalia. Por sua vez, sapato provém do árabe sabbat, através do castelhano zapato.
São palavras com origem diferente. Não pertencem, pois, à...
