Marco Neves - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Textos publicados pelo autor
O Mundial em cinco palavras*

União, geografia, coleção, prazer, alienação – sintetizam, neste artigo do tradutor e professor Marco Neves, a vibração dos portugueses no acompanhamento do jogos da sua seleção no Campeonato de Mundo de Futebol, Rússia 2018. 

[in portal SAPO 24, de 17/06/2018]

<i>A Incrível História Secreta da Língua Portuguesa</i>
Por Marco Neves

 

 

Geralmente fala-se de história da língua – da portuguesa ou de outra –, e raramente se pensa nas pessoas que, fora dos grandes palcos do poder, no dia a dia, ao longo dos tempos, a foram falando e transmitindo ora em fases críticas, ora em períodos estáveis da vida coletiva. A proposta de A Incrível História Secreta da Língua Portuguesa, da autoria do professor universitário e tradutor  Marco Neves (editora Guerra & Paz), é inovadora no contexto da divulgação e debate de temas da língua portuguesa, porque adota sobretudo uma perspetiva ficcional, dando maior relevo às questões concretas com as quais se deparam os falantes e as sociedades. A narração acompanha as aventuras de uma linhagem imaginária, os Contreiras, desde o século I a. C. até ao século XXI, por entre saltos temporais e excursos com que o narrador/autor discute e – na linha, aliás, do seu anterior livro – esclarece aspetos que constituem como que um ficheiro secreto da memória cultural portuguesa. Assim, revela-se que o português nasceu não na província hispânica da Lusitânia, mas, sim, na Galécia – a atual Galiza, o Norte de Portugal com extensões pelas Astúrias e por Leão – crescendo para o sul, na esteira da Reconquista e depois da Expansão extraeuropeia. Desco...

<i>Doze Segredos da Língua Portuguesa</i>
Por Marco Neves

Um livro que constitui uma novidade no contexto das muitas publicações respeitantes ao uso da língua portuguesa. Na verdade, Marcos Neves afasta-se do tradicional discurso censório e até inquisitorial sobre gramática e norma, para, em contacto com a história e com a atualidade, apresentar uma língua portuguesa dinâmica, falada por indivíduos e comunidades capazes de descobrir criticamente a sua identidade e viver sem medo de inovações nem influências exteriores.

Na sua maior parte, esta obra resulta das observações, reflexões e comentários que o autor tem produzido ao longo dos últimos anos no blogue Certas Palavras e agora reúne em volume, pondo estes conteúdos ao alcance de quem se disponha a vencer o preconceito e a ver o português com outros olhos – tanto na interpretação do passado como na avaliação do presente. Marco Neves desvela, assim, o caráter galego da língua no alvor da sua história; salienta as especificidades das várias normas do português, em especial das que contrastam o português europeu com o português brasileiro, apelando a um exigente sentido de contextualização e sem entrar em velhas desvalorizações mútuas; e atreve-se a criticar o vezo – que não é exclusivo das culturas de língua portuguesa – de, no espaço público e quantas vezes em privado, se manipular a norma-padrão para a caça ao erro.

Tudo isto e muito mais faz deste livro uma novidade em Portugal, embora, ao propor uma visão mais crítica e menos mítica da língua e dos seus usos, encontre paralelo noutros espaços linguísticos. Bastará mencionar, no âmbito do inglês, as obras já clássicas de