Autores - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Lista Completa de Autores

Jornalista do diário português Público desde 1989. Trabalhou nas secções Internacional e Sociedade e foi correspondente em Nova Iorque entre 1995 e 2000. Integrou a missão UNTAET em Timor (2000-2002), e foi porta-voz de Sérgio Vieira de Mello, administrador transitório até à independência. Regressou ao Público no fim de 2002, onde editou a secção de Cultura (2002-2007) e o suplemento P2 (2007-2008), e foi diretora do jornal (2009-2016). Atualmente, é redatora principal.

Bárbara Wong é uma jornalista portuguesa licenciada em Comunicação Social pela Universidade Católica Portuguesa. É considerada uma das jornalistas que melhor conhece a realidade educativa em Portugal facto que se prende com o seu percurso jornalístico estar interligado ao mundo da educação. Além de exercer a função de editora no Jornal Público, já publicou obras que se prendem com o seu trabalho na área da educação, nomeadamente: Como escolher a escola do seu filho dos 0 aos 18 anos (2008), A minha sala de aula é uma trincheira (2011).

Batista Ribeiro de Andrade Fernandes, João Ribeiro, de seu nome completo João Batista Ribeiro de Andrade Fernandes (Laranjeiras, junho de 1860 — Rio de Janeiro, abril de 1934),  foi um jornalista, crítico literário, filólogo, historiador, pintor e tradutor brasileiro. Foi também membro da Academia Brasileira de Letras. Alguns dos seus livros sobre a língua portuguesa: Dicionário gramatical (1889),  Estudos filológicos (1902), Páginas de estética, Frases feitas, Curiosidades verbais, filologia (1927) e A língua nacional, filologia (1933).  Ver mais aqui.

Linguista, lexicógrafo  e divulgador norte-americano, nascido em 1971. Mantém a coluna "Word on the Street" para o The Wall Street Journal desde junho de 2013. Anteriormente, abordou temas linguísticos no Boston Globe e na New York Times Magazine. Trabalhou como editor executivo do Vocabulary.com e do Visual Thesaurus, dois sites para amantes de idiomas. Presidente do Comissão de Novas Palavras da American Dialect Society, onde também supervisiona a seleção da Palavra do Ano.

Bernardo Soares é um semi-heterónimo de Fernando Pessoa, autor do Livro do Desassossego, uma das obras fundadoras da ficção portuguesa no século XX. Há aspectos “biográficos” que o aproximam de Pessoa: é ajudante de guarda livros em Lisboa e trabalha em escritórios modestos na baixa pombalina.

É revisora de textos. Autora do blog Português sem Mistério

Sacerdote católico da diocese de Benguela. Doutorado em Sagradas Letras pela Pontifícia Universidade Urbaniana de Roma e pós-doutorando em Estudos Africanos pela Tangaza University College de Nairóbi. Foi diretor-geral do Instituto Superior Jean Piaget de Benguela, cidade onde é também docente de Línguas Bíblicas e Exegese no Seminário Maior do Bom Pastor. Dirige um grupo de pesquisa em línguas e culturas africanas (NELiC). É também fundador e diretor da revista de pesquisa Facta Lux e membro da comissão executiva do Centro Bíblico Católico para a África e Madagáscar (BICAM).

Professora portuguesa, licenciada em Línguas e Literaturas Modernas pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, é professora de português no ensino básico e professora cooperante da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Foi investigadora do ILTEC (1990-1997).

Jornalista brasileiro, repórter no jornal Folha de Pernambuco.

Cabral do Nascimento (Funchal 1897 – Lisboa 1978) é um poeta português originário da Madeira que se licenciou em Direito pela Universidade de Coimbra. Colaborou na revista coimbrã Ícaro e foi organizador da segunda série da antologia das Líricas Portuguesas e pela Coletânea de Versos Portugueses. A sua poesia situa-se entre o Saudosismo e o Modernismo e, da sua obra, destacam-se: As Três Princesas Mortas Num Palácio em Ruínas, Além-Mar, Litoral e Cancioneiro.

Caetano Veloso (Bahia, 1942) é um músico e escritor brasileiro, uma das figuras mais importantes da música popular brasileira. Liderou o movimento Tropicalismo (1968) e foi preso em 1969 pelo regime militar. Exilou-se em Londres, onde lançou o disco Caetano Veloso em 1971. Em 1990, escreveu o livro Verdade Tropical. Abraçaço (2012) é o seu álbum mais recente.