Autores - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Lista Completa de Autores

Camilo Castelo Branco (Lisboa, 1825 – S. Miguel de Seide, 1890) é um dos expoentes máximos da Literatura Portuguesa. Órfão de pai e mãe ainda criança, instalou-se no Porto em 1844 para estudar Medicina. Em 1845, estreou-se na poesia e no teatro. Em 1855, tornou-se o principal redator de O Porto e de Carta. Em 1858, foi eleito sócio da Academia Real das Ciências de Lisboa. Dirigiu a Gazeta Literária do Porto em 1868. Das suas obras, destacam-se: A Queda de um Anjo (1866); Mystérios de Lisboa (1854); Amor de Perdição (1862); A Queda dum Anjo (1865) e A Brasileira de Prazins (1882).

Docente de Português, em funções técnico-pedagógicas na Direção de Serviços de Desenvolvimento Curricular, da Direção-Geral da Educação do Ministério da Educação português.

Membro da Comissão Executiva da Iniciativa Liberal.

Doutorada em Língua Portuguesa (com uma dissertação na área do  estudo do texto argumentativo oral); investigadora do CELGA-ILTEC (grupo de trabalho "Discurso Académico e Práticas Discursivas"); autora de manuais escolares e de gramáticas escolares; formadora de professores; professora do ensino básico e secundário. Consultora permanente do Ciberdúvidas da Língua Portuguesa, destacada para o efeito pelo Ministério da Educação português.

Carla Viana é licenciada em Linguística e mestranda em Linguística Computacional pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

 

Carlos A. M. Gouveia é um linguista português, Professor Agregado da Faculdade de Letras de Lisboa e investigador no Instituto de Linguística Teórica e Computacional. Coautor do livro Introdução à Linguística Geral e Portuguesa.

 

Linguista brasileiro. Professor titular (aposentado) de Língua Portuguesa da Universidade Federal do Paraná; coordenador da Comissão Nacional do  Brasil  do Instituto Internacional da Língua Portuguesa e do respetivo Conselho Científico para os trabalhos da elaboração do Vocabulário Ortográfico Comum da Língua Portuguesa, instrumento de importância estratégica para a afirmação do idioma comum dos países da CPLP; autor, entre outras obras, de História Sociopolítica da Língua Portuguesa e de Norma Culta Brasileira — Desatando Alguns Nós (editora Parábola).

Carlos Manuel Bernardo Ascenso André (Monte Real, 2 de janeiro de 1953) é um professor universitário e crítico literário português.

Professor da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, onde obteve, em 1990, o seu doutoramento em Literatura Clássica.

Publicou uma obra diversificada sobre as suas áreas de interesse: as línguas e literaturas clássicas, com especial incidência na literatura latina, seja a da época clássica (Cícero, Virgílio, Ovídio, Séneca), seja a do Renascimento e, ainda, aos estudos camonianos. Publicou sobre dois temas em particular: a literatura e o exílio, por um lado (Mal de ausência: o canto do exílio na lírica do humanismo português), e a poética do amor, por outro (Caminhos do amor em Roma, além da tradução da A arte de amar de Ovídio).

Doutorado em Estudos Hispânicos pela Universidade de Cardiff e docente na Universidade Nova desde 1993. Professor Catedrático de Estudos Ingleses na Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Nova de Lisboa (Nova FCSH). Titular da Cátedra do Conselho Internacional de Filosofia e Estudos Humanísticos (CIPSH) em Humanidades Digitais na Educação. Fundador e diretor do Instituto de Línguas da Universidade Nova de Lisboa (ILNOVA), coordenador do Centro de Estudos Ingleses, de Tradução e Anglo-Português (CETAPS), coordenador do doutoramento em Didáticas  de Línguas e coordenador-geral dos cursos de formação inicial de professores da NOVA FCSH. Leciona em diferentes áreas – desde Literatura Contemporânea Inglesa e Teoria Literária e Ensino até Desenvolvimento e Teoria Curricular.

Carlos de Oliveira (Belém do Pará, 1921 – Lisboa, 1981) foi um escritor e poeta do neo-realismo português. Diplomado em História e Filosofia pela Universidade de Coimbra, colaborou com Vértice, Seara Nova, Altitude, Portucale ou Cadernos do Meio-Dia. Das suas obras, destacam-se: Turismo (1942); Casa na Duna (1943); Uma Abelha na Chuva (1953).

Carlos Drummond de Andrade (Itabira, 1902 – Rio de Janeiro, 1987) foi um escritor, contista e poeta brasileiro do século XX, com tendências modernistas. Formado em Farmácia, foi funcionário público grande parte da sua vida, dedicando-se sempre à escrita. Numa atitude antilírica, os seus temas de eleição eram o indivíduo; a terra natal; a família, o choque social, o amor, etc.. Das suas obras, destacam-se: Alguma Poesia (1930); Poesia até Agora e Fazendeiro do Ar (1955) e Tempo, Vida, Poesia (1981).

Carlos Durão (Madrid, 1943) é um poeta galego licenciado em Filologia Inglesa pela Universidade Central (Madrid, Espanha). Foi professor de idiomas em Londres; redator radiofónico da BBC; tradutor técnico em organismos da ONU; colaborador de diversas revistas Grial, Teima, A Nossa Terra, etc.. Das suas obras, destacam-se: A Teima (1973); Galegos de Londres (1978) e Prontuário Ortográfico da Língua Galego-Portuguesa das Irmandades da Fala (1984).