Textos publicados pela autora
A regência do adjetivo faminto
Pergunta: Gostaria de saber se é correcto usar o adjectivo faminto seguido da preposição «de» quando o usamos num sentido figurado.Exemplo:
«As crianças, a morrerem de fome, famintas das ideias que já havia aqui e ali, gritaram: "Independência!"»
Uma vez que faminto pode significar, em sentido figurado, «muito desejoso» ou «ávido», não sei qual a regra admitida, se a preposição é de ou por ou se não é admitida preposição.
Muito...
Chinfrineira e chinfrim
Pergunta: Existe a palavra "chinfrideira"? Apenas conheço a palavra chinfrineira, mas apareceu-me aquela palavra num texto, e fiquei confuso, pois não a encontro no dicionário.
Obrigado.Resposta: Efetivamente só se encontra atestada a forma chinfrineira, que deriva do substantivo chinfrim, com o significado de «ruído estridente e continuado ao barulho de vozes altas; coisa ridícula, reles ou ordinária» (dicionário da Academia das Ciências de Lisboa,...
A expressão «pagar-se de...»
Pergunta: Gostaria saber se a expressão «pague-se do café» não devia ser, ates, «receba do café». Faz-me confusão, por [o segundo uso] me parecer mais lógico e correto.Resposta: A expressão «pague-se do café» está correta.
O Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea da Academia das Ciências de Lisboa atesta a expressão «pagar-se de», em subentrada do verbete dedicado ao verbo pagar, como «receber determinada quantia correspondente ao...
Prossecução ≠ persecução
Pergunta: Podiam, por favor, confirmar-me que se deve dizer «prossecução de objectivos», e não «persecução de objectivos» (como já tenho visto)?
Obrigada.
[N.E. – Pergunta formulada segundo a norma ortográfica de 1945; a resposta segue conforme o Acordo Ortográfico de 1990 em vigor.]Resposta: Ambas as expressões estão corretas, o que difere é o significado.
Quando nos referimos à «prossecução de objetivos» falamos do ato de continuar ou prosseguir os objetivos....
Timor-Leste em foco no XXXI Colóquio da Lusofonia
