Textos publicados pela autora
«Copia-o» e «copia-lo»
Pergunta: Escrevemos numa ficha «lê o texto e copia-o» ou «copia-lo para o computador»?Resposta: Analisemos a pergunta em dois cenários diferentes.
Se, num primeiro cenário, analisarmos os exemplos isoladamente, então é possível afirmar que ambas as formas estão corretas. Os tempos verbais e os modos são distintos em cada uma delas, daí ter de se colocar um -l antes do clítico numa das frases. Veja-se os exemplos dados:
(1) «(Tu) lê o texto e copia o texto» = «(Tu) lê o texto e copia-o»
(2)...
O neologismo pele-limpa
Agentes secretos e anglicismos
Na época atual, caracterizada por rápidas mudanças e um clima de conflito, surge mais um neologismo que reflete uma nova preocupação no âmbito da defesa: peles-limpas. A consultora Sara Mourato explora a origem e o significado por trás dessa expressão num apontamento que realça a adaptação da linguagem às mutações da política internacional....
O plural «paços do concelho»
Pergunta: Queria saber qual é a forma correcta de dizer/escrever;
1) a cerimónia terá lugar no Paço do Concelho
2) ... no Paços do Concelho
3) ... nos Paços do Concelho
Obrigada.Resposta: Uma vez que paços é o plural de paço, o correto é pluralizarmos o artigo que antecede o substantivo, apesar de se tratar de um único «edifício onde reúne a vereação e onde funcionam os respetivos serviços administrativos» (Dicionário da língua portuguesa, Academia das...
«No pressuposto de que»
Pergunta: Devo escrever: «no pressuposto de que» ou «no pressuposto que»?
Grata pela atenção dispensada!Resposta: Pressuposto rege a preposição de, pelo que o correto é termos «no pressuposto de que», construção utilizada para introduzir uma oração subordinada substantiva que especifica o conteúdo ou a condição subjacente a um pressuposto ou uma suposição. Veja-se o seguinte exemplo:
(1) «Daí esse sistema de apologias, inspirada no pressuposto de...
