Textos publicados pela autora
A expressão «meter-se numa alhada»
Pergunta: Qual a origem da expressão «meter-se numa alhada»?
Muito obrigado!Resposta: De acordo com José Pedro Machado no Dicionário Etimológico da Língua Portuguesa (pág. 198), alhada surge no século XVI associada à expressão «meter-se numa alhada»: «Meu pecado me meteo nesta alhada», presente na Comédia Eufrosina de Jorge Ferreira de Vasconcelos (IV, 4, pág. 212).
Esta expressão tem uso em contexto informal, e significa...
Aumentativo de blusa
Pergunta: Blusão é aumentativo de blusa?Resposta: Blusão não é aumentativo de blusa. Acontece que há muitos aumentativos terminados em -ão (caso de solteirão e cadeirão, por exemplo), mas há outras palavras que terminam com o ditongo nasal -ão sem conterem a ideia de aumentativo. No caso de blusa, então, o...
O nome pátrio de Maldivas
Pergunta: De entre as formas contempladas, qual a etimologicamente mais correta para designar um natural das ilhas Maldivas?
Os meus agradecimentos.Resposta: De acordo com o Código de Redação Interinstitucional o gentílico a que corresponde um natural das Maldivas é maldivo/maldiva. No entanto, há registo de outras designações para um natural deste território, nomeadamente: maldívio/maldívia e maldiviano/maldiviana1.
Não há uma clara...
O verbo reacionar
Pergunta: O verbo reacionar [re-acionar] existe?
Ou seja, na aceção de «voltar a acionar» ou «voltar a pôr em ação, prática ou funcionamento» alguma coisa – mecanismo, medida, plano, processo, etc.Resposta: O verbo reacionar, apesar de não se encontrar atestado, está bem formado: ao verbo acionar agregou-se o sufixo re-, que tem sentido de «movimento para trás, repetição». Tem como significado, como o consulente...
