Hashtag1 é um termo ou expressão sem espaçamento, antecedido pelo símbolo cardinal (#) e que tem como objetivo direcionar o usuário para uma página de publicações relacionadas com o mesmo tema ou discussão. O seu uso facilita pesquisas que estejam relacionadas com um evento, uma notícia ou um produto, por exemplo, e encontra-se, essencialmente, nas redes sociais Facebook, Twitter e Instagram, apesar de o seu uso ter também presença em campanhas e manifestações.
Em relação à questão colocada, verifica-se que não há um consenso nem estudos suficientemente sólidos que sustentem a resposta. Vejamos, no entanto, as conclusões a que chegamos após uma pesquisa:
– A rede social Instagram, por exemplo, mostra-nos que o uso do acento pode ou não ocorrer, ou seja, tanto encontramos #RepublicaDominicana como #RepúblicaDominicana. Percebemos, no entanto, que há uma clara preferência pelo não uso de acentos (ou qualquer outro sinal gráfico): há 5,5 milhões de ocorrências de #RepublicaDominicana e há 485 mil publicações onde consta #RepúblicaDominicana. Note-se que a grafia com e sem acentos nesta rede social cria hiperligações distintas.
– Na rede social Twitter, plataforma onde surgiram as hashtags, acontece o mesmo que no Instagram, ou seja, encontramos a mesma hashtag com e sem acento. Aqui não conseguimos precisar o número de ocorrências do uso de uma ou outra forma, mas tal não é necessário, porque a hiperligação associada a #RepúblicaDominicana e #RepublicaDominicana é a mesma, ou seja, ao clicarmos nos dois códigos somos reencaminhados para o mesmo conteúdo.
Resta concluir que, por trás desta opção de não acentuar hashtags, tanto numa como noutra rede social, podem estar dois fatores: por um lado, o acento ou qualquer sinal gráfico pode não criar a hiperligação pretendida; por outro, em inglês as palavras não são acentuadas, e, regra geral, a tendência é criar um código que se assemelhe àquele que advém da língua inglesa, língua que é partilhada pela maioria da população do mundo.
Deixemos ainda ainda uma nota final relacionada com o uso de iniciais maiúsculas nestes códigos. Muitos são os blogues e vídeos no YouTube que defendem o uso de maiúsculas, o que será lógico porque, além de distinguirmos os termos que compõe a hashtag, no caso de ser mais que uma palavra, facilita-se a leitura. Não obstante, na pesquisa feita nas duas redes sociais acima mencionadas, o uso de maiúsculas ou minúsculas parece não interferir na hiperligação criada.
1 O termo hashtag é um neologismo que surge na sequência de denominar o código usado nas redes sociais precedido por cardinal (denominado cerquilha ou jogo da velha no português do Brasil). O novo termo é composto pelas palavras hash, que significa «cardinal/cerquilha» em inglês britânico, e tag, «etiqueta». Em português, na impossibilidade de traduzir o termo, podemos denominá-lo somente de etiqueta, pois mais não é que uma etiqueta que nos reencaminha para todas as publicações que a detêm.