Como (não) confundir uma baleia com uma lagosta ou um caranguejo...
Licenciada em Estudos Portugueses e Lusófonos pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e mestre em Língua e Cultura Portuguesa – PLE/PL2. Com pós-graduação em Edição de Texto, trabalha na área da revisão de texto. Exerce funções como leitora no ISCTE.
Como (não) confundir uma baleia com uma lagosta ou um caranguejo...
Por que as locuções «a jusante'» e «a montante'» não levam acento indicativo de crase? Poderiam me dar uma explicação?
Ficarei imensamente agradecida.
Jusante e montante são substantivos do género feminino que fazem parte das locuções adverbiais «a jusante» – «para o lado da foz; para onde correm as águas de um rio» – e «a montante» – «no sentido da nascente de um rio, para o lado nascente». A forma destas expressões fixou-se no uso, não se fazendo acompanhar de artigo definido feminino a. Por isso, não se verifica a crase, ou seja, não há contração entre a preposição a e o artigo definido a.
Veja-se outro exemplo que clarifica a omissão do artigo definido noutros usos de jusante e montante: «vou para jusante», «vou para montante» (não se aceita «vou para "a" jusante/montante»). À semelhança destas locuções, existem outras onde ao nome constituinte também não se associa o artigo definido (neste caso, masculino): «a dedo», «a cavalo» e «a bombordo» (não se diz «"ao" dedo», «"ao" cavalo», «"ao" bombordo»).
1 Cf. Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa (2009),
Diz-se «aquele homem é musculoso» ou «musculado»? Ou aceitam-se as duas formas?
Obrigado.
Os adjetivos musculoso e musculado estão atestados nos dicionários consultados.
O primeiro, musculoso, que vem do latin musculosus, está atestado no dicionário Michaelis como «que tem natureza dos músculos; que tem músculos fortes e bem desenvolvidos, musculado; ou que tem constituição física forte e resistente». Quanto a musculado (de músculo + -ado, idem, ibidem)1, também no mesmo dicionário, diz-se «provido de músculo; musculoso» ou, relacionado com as artes plásticas, «diz-se de obra de arte em que os músculos se distinguem nitidamente».
Em suma, os adjetivos são sinónimos e são aceites.
1 O Dicionário Michaelis e o Dicionário Houaiss analisam musculado como um adjetivo derivado de nome (denominal). No entanto, os dicionários de Portugal que foram consultados consideram que o adjetivo tem origem no particípio passado do verbo muscular (cf. dicionário da Academia das Ciências de Lisboa, a Infopédia e o Dicionário Pr...
Qual é o plural das palavras próton, nêutron e elétron?
Segundo o Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa e o dicionário Michaelis, temos prótones ou prótons como plural de próton, nêutrones ou nêutrons como plural de nêutron, e elétrones e elétrons como plural de elétron.
Note-se que estes termos, utlizados nos estudos da física, com a grafia apresentada pelo consulente, são comuns em português do Brasil. No entanto, em português de Portugal a grafia que prevalece é distinta e, por isso, também o seu plural é distinto: com efeito, protão pluraliza como protões; neutrão tem o plural neutrões; e a eletrão corresponde eletrões como plural.
Primeiro, quero saudar a contribuição desta plataforma para a promoção da língua portuguesa.
Gostava de saber se é errado ou incoerente dizer «ilustre desconhecido».
Quando nos dirigimos a alguém usando o adjetivo ilustre, queremos com isto distinguir a pessoa por ser «célebre, notável, famosa, nobre, distinta» ou então para exprimirmos consideração pela pessoa a quem nos dirigimos ou de quem falamos. No entanto, na expressão «ilustre desconhecido», não há como classificar o desconhecido com os adjetivos acima enumerados, porque não se classifica quem desconhecemos. Ainda assim a expressão está correta e é usada com sentido irónico. Veja-se:
(1) «Ninguém o conhecia na cidade. Era um ilustre desconhecido»;
(2) «Quando começou a escrever, Saramago era um ilustre desconhecido no meio literário.»
(3) «Chegou à equipa como um ilustre desconhecido, mas depressa se afirmou e tornou-se um craque».
Em nome do Ciberdúvidas, agradeço as palavras iniciais.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações