DÚVIDAS

Remido e emérito
Em primeiro lugar, muito obrigado pelo acesso a consulta. Dúvidas: 1 — Remido pode ser considerado um título honorífico, ou é uma condição (ou qualidade) que se alcança, atinge? 2 — No caso do emérito, esse pode ser considerado um título honorífico também? 3 — Nos casos em que o emérito e o remido ocorrem por tempo decorrido (permanência em uma determinada instituição), tempo esse estabelecido em regulamentos próprios dessa instituição, ainda assim serão títulos honoríficos? Ficarei grato se me esclarecerem essas dúvidas.
Ainda o conceito de frase
Em primeiro lugar, os meus cumprimentos e parabéns por estarem aí desse lado. Tenho alguma dificuldade em explicar como, a meio de um texto, expressões como «Silêncio!», «Porquê?» ou «Verde» possam entrar na categoria de frases. Especialmente quando é suposto que os nossos jovens percebam que uma frase é «um conjunto de palavras com sentido completo e pontuação adequada» — conforme explica um manual entre muitos. Constituem algum género de frase distinto pela sua dimensão? No primeiro exemplo que dei, é simplesmente uma frase de tipo imperativo, ou, pelo tamanho reduzido, poderemos incluí-la noutro grupo? Têm direito a ser frases, ou não?
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa