DÚVIDAS

Semântica do complemento oblíquo
De acordo com a gramática que consultei, os complementos oblíquos nas seguintes frases: a) «Fui a Lisboa.»b) «Adiei isso até Março.»c) «Ela sentiu-se mal.» Transmitem as ideias de... a) lugarb) tempoc) modo O que corresponde grosso modo aos antigos complementos circunstanciais. Posso concluir que todos os complementos oblíquos transmitem uma ideia que corresponde a um antigo complemento circunstancial (de companhia, etc.)? Ainda no seguimento das ideias transmitidas por complementos oblíquos, a frase d) «Dirigi-me a Paris» transmite a ideia de lugar. E nas frases seguintes, que ideia transmitem os complementos oblíquos? e) «Dirigi-me ao gerente.»f) «Suspeitei da Maria.»g) «Simpatizei com ele.»
A sintaxe de mergulhado (particípio passado de mergulhar)
Como classificar sintaticamente a frase «Portugal está mergulhado em profunda crise»? Este problema foi-me colocado e, depois de discutido em grupo, chegámos a esta conclusão que não sei se estará correta. Sujeito – «Portugal»; Predicado – «está mergulhado em profunda crise»; Predicativo do sujeito – «mergulhado em profunda crise»; Complemento do adjetivo – «em profunda crise»; Modificador restritivo do adjetivo – «profunda». Gostávamos de ter a vossa opinião. Obrigada.
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa