DÚVIDAS

A regência de precisar, novamente
Gostaria de saber qual/quais das expressões seguintes está(ão) correta(s): «tenho tudo o que precisas», «tenho tudo de que precisas» ou «tenho tudo do que precisas». O verbo precisar pede a preposição de: quem precisa, precisa de alguma coisa. No entanto, penso que a primeira expressão me soa melhor, se bem que seja a que talvez faça menos sentido gramaticalmente. Agradeço, desde já, a ajuda prestada e aproveito para felicitar os responsáveis pela manutenção deste portal, que tanta ajuda disponibiliza aos milhões de falantes do nosso idioma!
Acerca das regências dos verbos acabar e começar
Como responder ao seguinte exercício? Observe estas duas regências: — Acabo de comer. — Começo a comer. As palavras que ligam os infinitivos aos verbos anteriores são preposições que o falante escolhe porque: 1) os primeiros verbos são antônimos e têm uma regência também diversa. 2) as preposições indicam respectivamente o destino e a origem. 3) a comida fica nas costas de quem sai da mesa e à frente de quem vai. 4) ambas dependem unicamente da tradição da língua.
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa