Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Respostas Consultório Classe de palavras: adjectivo
Jorge Correia Professor Sertã, Portugal 15K

Qual é a forma correcta: “espaciotemporal”, ou “espácio-temporal”?

Na vossa resposta, com data de 09/06/1998, a uma pergunta semelhante, é afirmado que a forma correcta é “espaciotemporal”. O Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa regista precisamente essa forma; de igual modo o faz a última versão do Dicionário de Língua Portuguesa da Porto Editora. No entanto, o Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea, da Academia das Ciências de Lisboa, regista a forma “espácio-temporal”, e o dicionário da Priberam, também.

Numa outra resposta, com data de 29/04/1998, sobre o uso do hífen em palavras com o antepositivo sócio-, é dito o seguinte: b) O Tratado de Ortografia da Língua Portuguesa, de Rebelo Gonçalves, na página 216, menciona um dos casos em que se deve usar o hífen:

«Nos compostos em que entram, morfologicamente individualizados e formando uma aderência de sentidos, um ou mais elementos de natureza adjectiva terminados em o e uma forma adjectiva.»

Entre os vários exemplos, cita os seguintes: físico-químico, póstero-palatal, trágico-marítimo, ântero-inferior; latino-cristão, grego-latino, afro-negro.

Ora, nos poucos dicionários em que a palavra “espácio” aparece registada, ela é classificada como adjectivo.

Assim, retomo a questão: qual é a forma correcta – “espaciotemporal”, ou “espácio-temporal”?

Gonçalo Elias Eng. ele{#c|}trotécnico Loures, Portugal 6K

Qual o superlativo de vago? Será "vaguíssimo", ou "vaguérrimo"?

Jorge Aluado Caixa de supermercado Lisboa, Portugal 4K

Poderiam definir o significado da expressão «relacionamento convoluto»?

Jorge Cunha Professor aposentado Aveiro, Portugal 14K

A forma de plural com que mais frequentemente deparamos é "sociais-democratas", mas também já li e ouvi a forma "social-democratas". "Social-democrata" pode ocorrer, conforme o contexto, como substantivo ou como adjectivo, o que, de acordo com as regras de formação do plural dos nomes compostos e dos adjectivos compostos que encontramos em Celso Cunha e Lindley Contra, não será indiferente. Na verdade, na Nova Gramática do Português Contemporâneo, pode ler-se:

a) relativamente aos substantivos compostos (pág. 189): «geralmente ambos os elementos tomam a forma de plural quando o composto é constituído de dois substantivos, ou de um substantivo e um adjectivo»;

b) relativamente aos adjectivos compostos (pág. 253): «Nos adjectivos compostos, apenas o último elemento recebe a forma de plural».

De acordo com estas regras, "social-democrata" terá, então, duas formas diferentes de plural, conforme ocorra como substantivo ou como adjectivo?

Elizabeth G. Califrer Professora Rio de Janeiro, Brasil 20K

A expressão «facinho facinho» está na "boca do povo". Ana Maria Braga lançou e a CEF está usando no comercial. Nas escolas, professores empregam a expressão para mostrar a facilidade de certo conteúdo e criticam aqueles que acham isso um erro. Gostaria que o Ciberdúvidas comentasse a respeito.

Obrigada pela atenção.

Cândido Vieira Reformado Lisboa, Portugal 3K

Transcrevo do livro A Infanta Capelista, de Camilo Castelo Branco, 1.ª Edição Ulmeiro: Novembro de 1998 – ISBN: 972-706-288-1, o seguinte (pág. 42):

«Isto dizia o democrata, enquanto o outro do cérebro rabido e fulminativo, esmurraçando o mármore, nos certificava que...»

Qual o significado de "rabido"?

Obrigado pela vossa atenção.

Nuno Canha Psicoterapeuta Reading, Reino Unido 5K

Li no jornal Público de 7 de Janeiro de 2010 o título de uma notícia que dizia: «Documentos sobre a ditadura argentina foram desclassificados.» No contexto da notícia, o que se queria dizer é que os documentos foram mostrados ao público ou que deixaram de estar em segredo. Eu pergunto se o termo desclassificados está devidamente empregado neste contexto ou se se trata de uma adaptação para o português da palavra inglesa declassified e que é portanto incorrecta.

Obrigado.

Maria Fernandes Tradutora Lisboa, Portugal 7K

Sendo visual e ocular ambos relativos à vista, estará mais correcto «contacto visual», ou «contacto ocular»?

Leonardo Pereira Araújo Sem profissão Cubatão, Brasil 15K

Anteanterior significa «anterior ao anterior». Exemplo: «2008 é o ano anteanterior ao atual.»

Anterior significa «passado, pretérito, que vem antes». Exemplo: «2009 é o ano anterior ao atual.»

Posterior significa «próximo, seguinte, que vem depois». Exemplo: «2011 é o ano posterior ao atual.»

Posposterior significa «posterior ao posterior». Exemplo: «2012 é o ano posposterior ao atual.»

E o que vós achais destas palavras?

Graça Martinho Desempregada Porto, Portugal 3K

Como se lê inguinal? Lê-se o u, ou não?