«Naquele lado» e «daquele lado»
Recentemente, deparei-me com a seguinte dúvida: «daquele» ou «naquele lado»?
Por exemplo, escreve-se «A mesa fica bem daquele lado da cozinha» ou «A mesa fica bem naquele lado da cozinha»?
A minha intuição diz-me que naquele (em + aquele) seria o mais correto, mas gostava de saber a vossa opinião.
Muito obrigado e continuem com o excelente trabalho do Ciberdúvidas!
O significado do nome Cricielle
Olá, gostaria de saber qual o significado ou alguma explicação lógica para o meu nome (Cricielle), pois até agora não sei o que significa, sendo que a pessoa que escolheu meu nome já é falecida. Obrigada.
Coina
Como pronunciar:
Coina ou Cóina (como bóina)?
O advérbio mais em «nunca mais»
No período:
«[A]conteceu que, quando o espírito repousou sobre eles, profetizaram; mas depois nunca mais.»
O termo mais pertence sintaticamente a que classe gramatical?
Presumo não ser advérbio de intensidade, logo a que classe pertence?
Obrigada!
Aurora boreal
[...] Queria perguntar se o termo «luzes do norte» é um calco do inglês, ou se realmente o usam como sinónimo para "aurora boreal".
Muito obrigado.
«Dar-se ao trabalho» vs. «dar-se conta/pressa/ares»
A definição de dar-se em expressões fixas tais como «dar-se ao trabalho» ou «dar-se ao desfrute» é "Agir de determinada forma ou ter determinado comportamento ou iniciativa" conforme o dicionário Priberam (acepção #59).
Eu estava me perguntando se dar-se construído sem (a)o em expressões idiomáticas como «dar-se conta de» ou «dar-se pressa», «dar-se tom», «dar-se ares de» tem o mesmo significado literal, porque não consegui encontrar uma definição diferente na lista do dicionário.
Obrigado.
Verbo crer e modo verbal: «creio que ouço fantasmas»
Com «creio que» uso tempos simples. Presumo que estou correta quando este é o começo de uma opinião.
Mas, se for o começo de um cenário surreal/irreal, é exigido o uso do conjuntivo?
Por exemplo: «Creio que ouça fantasmas.»
Ou posso ainda neste caso usar o modo indicativo: «Creio que ouço fantasmas»?
Obrigada.
Reforma gramatical
Gostaria de pedir-lhes que me respondessem à questão sobre a reforma ortográfica, mas enfocando uma "reforma gramatical", na qual as formas correntes no Brasil, como o uso indistinto da próclise, possam ser admitidas como corretas. Gostaria de saber a posição dos senhores a respeito; afinal, é correto dizer que 150 milhões de brasileiros falam erroneamente? Melhor não seria liberar a posição pronominal, para que ficasse ao gosto do usuário?
O ato ilocutório em «O remédio?»
Não consigo entender que tipo de ato ilocutório é a frase «O remédio?»
No texto falam da quantidade de bactérias que moram nos nossos automóveis, e os perigos que comportam. No fim do texto o autor escreve: «O remédio?» e propõe uns remédios como limpar o habitáculo, evitar comer dentro da viatura, etc.
Que tipo de ato ilocutório seria esse enunciado?
A expressão «é imprescindível»
Por gentileza, qual é a regência correta para o vocábulo imprescindível no caso:
«É imprescindível QUE tenha lido o texto» ou «É imprescindível tenha lido o texto»?
Obrigada.
