DÚVIDAS

A interjeição como classe de palavras e como recurso expressivo
Sou professora de português do 2.º ciclo e precisava da vossa ajuda na seguinte situação: no passado ano letivo (5.º ano) começou a aparecer nos manuais escolares a interjeição como classe de palavras e como recurso expressivo. Parece-me estranho porque no mesmo livro acabamos por ter um termo – interjeição – associado a dois conteúdos diferentes. Esta situação causa alguma confusão na cabeça dos alunos. Gostaria de saber se, do ponto de vista científico, é correto existir esta situação. Muito obrigada.
Educação inclusiva
"Educação Integrada" foi o termo utilizado, durante muitos anos, para definir o trabalho que as CERCI e as escolas desenvolvem, para integrarem, no "mundo normal", as crianças com dificuldades na aprendizagem. "Educação Inclusiva" é, actualmente, o termo utilizado. "Inclusiva", segundo o dicionário da Texto Editora, significa: admissão, no conclave, de um cardeal que chegou depois de terminado o prazo. Agradeço que me esclareçam se a alteração é aceitável, ou se se trata de uma invenção. Muito obrigado.
Termologia
Em primeiro lugar, cumprimento o Sr. Prof. F. V. P. da Fonseca e sua equipe pelo excelente trabalho. Além de ter esclarecido muitas dúvidas, fico muito feliz de ter contato (contacto, aqui também temos esta variante) com o Português de minha querida avó. Quanto à palavra "termologia", o consulente está certo, pois ela designa o ramo da Física que trata do calor (ou da variação de calor). O nosso Aurélio traz o verbete. Quanto à prosódia de "termostato", no Brasil é desse modo que escrevi (paroxítona). Apesar de ser de origem erudita, adaptou-se à tendência da nossa língua. Abraço.
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa