Congresso sobre a TLEBS no final de Setembro em Lisboa
São 61 as respostas que deixámos nos últimos dias nas secções Respostas de Hoje e Respostas Anteriores, abrangendo, como é habitual, vários temas do uso e da gramática da Língua Portuguesa. Recordamos algumas das respostas mais recentes:
– Punçoamento e puncionamento – O que quer dizer “codornilho”? – UNIFIL ‘vs.’ FINUL – Ainda sobre o conceito de sigla – O plural de pixel, novamente
Além disso, há mais leitura actualizada no Correio, nas Notícias Lusófonas e no Pelourinho. Para não falar dos muitos textos disponíveis nas restantes secções.
Entretanto, e indo ao encontro de muitos consulentes que, em Portugal, são professores de língua materna, informamos que se vai realizar no fim deste mês o Congresso sobre a Terminologia Linguística para os Ensinos Básico e Secundário – a experiência pedagógica na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa (consultar a página da Direcção-Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular). Retomaremos este assunto na próxima semana.
Boa leitura!
Próxima actualização de Ciberdúvidas
na segunda-feira, 11 de Dezembro
na segunda-feira, 11 de Dezembro
1. Como 8 de Dezembro é feriado em Portugal, Ciberdúvidas regressará com as suas actualizações diárias na segunda-feira, dia 11. 2. Ainda em relação à polémica gerada pela implantação em Portugal da Terminologia Linguística para o Ensino Básico e Secundário (TLEBS), pusemos em linha mais alguns textos nas Controvérsias:
– Piruetas argumentativas
– Terminologias
– Uma proposta salomónica
– O ensino do pobre português 3. Foram também actualizadas as rubricas Correio, Notícias Lusófonas e Pelourinho) – além das 58 novas respostas que ficam em linha desde esta data (ver Respostas de Hoje e Respostas Anteriores).
Ciberdúvidas com nova actualização
na segunda-feira, dia 9 de Outubro
na segunda-feira, dia 9 de Outubro
Devido ao feriado nacional do 5 de Outubro, em Portugal, Ciberdúvidas volta às suas a(c)tualizações diárias só na segunda-feira seguinte, dia 9.
Ficam entretanto em linha 31 novas respostas, para além do que há também, desde esta semana, nas demais rubricas do Ciberdúvidas: Correio, Pelourinho, O Português na 1.ª Pessoa, Notícias Lusófonas (vide o ficheiro finalmente completo sobre o debate da TLEBS, na Antena-1) e a Antologia.
Sobre o Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa da Porto Editora
Tenho acompanhado os seus diversos artigos relativos ao Acordo Ortográfico e gostaria de o felicitar pela sua acertada análise sobre a questão. No entanto, e após ter lido uma sua resposta, gostaria de lhe colocar uma questão. Por que razão o Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (VOLP)da Porto Editora é encarado como um instrumento estritamente comercial? Ainda não existe obra semelhante no mercado e, para quem lecciona Português (como é o meu caso) e tem de dissipar algumas dúvidas gráficas não esclarecidas no texto legal do Acordo Ortográfico de 1990,essa é a obra que me tem esclarecido e me tem ajudado.
Como consulto frequentemente o site do Ciberdúvidas, acabei por adquirir há uns anos o Grande Dicionário da Língua Portuguesa, da Porto Editora, e o Dicionário da Língua Portuguesa 2009 (já com o Acordo) da mesma editora. Estas obras são constantemente citadas nas respostas do Ciberdúvidas e tomadas como referência. Nãoentendo então porque é que não poderemos tomar o VOLP da Porto Editora como referência…
Grato pela atenção.
Parabéns (pelo 12.º aniversário)!
Parabéns a vocês, claro! E muito merecidos!Na passagem de mais um aniversário da existência do Ciberdúvidas, desejo associar-me ao júbilo muito justamente sentido por todos quantos tornam possível este excelente serviço à língua portuguesa, a maravilhosa pátria que pelo mundo inteiro a tantos nos une e irmana. Confesso-me um assíduo e atento frequentador do trabalho desenvolvido pelo Ciberdúvidas e de que diariamente retira inúmeros benefícios. Para toda a equipa, directores, consultores e seus colaboradores a minha homenagem de gratidão, respeito e muito apreço. Muitos e muitos parabéns!
«Por mais que»
Qual é a natureza semântica do articulador «por mais que» na expressão «por mais que com grau diferente de complexidade»?
Pleonasmo e metáfora em «Vi claramente visto o lume vivo» (Camões)
No verso de Camões «Vi claramente visto o lume vivo», a figura de estilo usada é:– metáfora?– personificação?– pleonasmo?
Regulado e regulamentado
Será correcta a utilização do vocábulo regulado em «regulado por normativo», «regulado por decreto-lei»? É que regulado é aquele que provém de régulo, sobado... Não será preferível o uso do termo regulamentado? Ou é precisamente a mesma coisa?
Verbo reaver, ainda mais uma vez
Se é errado dizer «Para que ela "reavenha" o seu anel, terá de juntar dinheiro», ter-se-á sempre de substituir por «Para que ela possa "reaver"...»? O verbo reaver não tem conjuntivo?
Muito obrigado!
Karbovanet
Para minha surpresa encontro a palavra karbovanet na Mordebe. O que os levará a dizer que se trata de uma palavra da língua portuguesa?