DÚVIDAS

"Amandar"

Se "ateimar", "abaixar" e "assentar" são variantes aceites de teimar, baixar e sentar, respectivamente, será que o mesmo sucede com "amandar"? Se não, porquê?

Resposta

"Amandar" não existe, de facto, como variante do verbo mandar, ao contrário do que acontece com todos os verbos que menciona.

No entanto, ouve-se com frequência essa forma em vez de mandar. O motivo desta grande frequência ocorre, a meu ver, por analogia com essas variantes — ateimar, alevantar —, e talvez porque o prefixo a- imprime reforço, intensificação ao sentido do verbo original. Provavelmente é essa a intenção dos falantes que fazem o seu uso; "amandar" com efeito intensificador de movimento: «"Amanda" a bola/manda a bolaJá não me parece tão usual quando não expressa movimento, como por exemplo: «Manda postais, que eu faço coleção!»

Em conclusão, "amandar" não está atestado na língua, como variante de mandar, e não é aceite pela atual norma. Mas é minha convicção de que o uso da língua se encarregará, em breve, de o registar, por isso poderemos, um dia, encontrá-lo nos dicionários à semelhança dos verbos que apresenta.

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa