DÚVIDAS

Complemento do adjetivo e pronome lhe

Gostaria de saber se de facto estou a analisar de forma correta a seguinte frase:

«Este encontro entre o desejo de tornar Camões acessível a todos e a realidade de um autor reverenciado, mas pouco lido, tem sido um desafio.»

Sujeito: «Este encontro entre o desejo de tornar Camões acessível a todos e a realidade de um autor reverenciado, mas pouco lido.»

Predicado: «tem sido um desafio»

Predicativo do sujeito: «um desafio»

Agora, quanto ao sujeito, vejo um grupo nominal principal («Este encontro») e um complemento do nome encontro: «entre o desejo de tornar Camões acessível a todos e a realidade de um autor reverenciado, mas pouco lido»

Continuando a análise em caixinhas dentro de caixinhas, este complemento do nome é constituído por dois grupos nominais, sendo o primeiro «o desejo de tornar Camões acessível a todos», e o segundo «e a realidade de um autor reverenciado, mas pouco lido».

Deixarei para depois a análise deste último complemento que integra uma oração coordenada adversativa.

Para já interessa-me esclarecer o constituinte «entre o desejo de tornar Camões acessível a todos». É composto por um grupo nominal «o desejo» e por sua vez por outro complemento do nome «de tornar Camões acessível a todos» assegurado por uma oração subordinada completiva.

Gostaria de proceder à análise sintática independente desta oração completiva: «Camões» seria complemento direto do verbo tornar;«acessível a todos» seria predicativo do complemento direto «a todos», complemento do adjetivo acessível.

A minha dúvida é esta: é defensável a ideia de que «a todos» seja complemento indireto?. Exemplo: «Eu tornei Camões acessível a todos»/ «Eu tornei-lhes Camões acessível» (parece-me pouco gramatical).

Obrigado e bom trabalho.

Resposta

Na frase em apreço, o constituinte «a todos» não desempenha a função de complemento indireto.

Considerando que, em (1), o verbo tornar está a ser usado como transitivo-predicativo, os constituintes que o acompanham têm, respetivamente, a função de complemento direto («Camões») e de predicativo do complemento direto («acessível a todos»):

(1) «[…] tornar Camões acessível a todos […]»

Neste caso, como bem afirma o consulente, o constituinte «a todos» é complemento do adjetivo acessível.

Neste caso, o verbo tornar é usado com um valor causativo estando o alvo da mudança provocada pelo agente expresso pelo complemento do adjetivo. Neste sentido, este complemento poderá ser substituído por uma estrutura como «a eles»:

(2) «tornar Camões acessível a eles»

Não obstante, recordemos que em frases copulativas é possível a pronominalização do complemento do adjetivo por um pronome dativo:

(1) «Ele é fiel aos amigos.» = «Ele é-lhes fiel.»

Por proximidade a esta estrutura, é possível que se efetue o mesmo tipo de pronominalização, associando o pronome lhe ao verbo tornar, embora não seja uma opção corrente:

(2) «tornar-lhes Camões acessível»

Não obstante esta possibilidade, o constituinte «a todos / lhes» desempenha a função de complemento do adjetivo na estrutura em análise.

Relativamente à análise da frase, a análise que propõe é justa:

(3) «[Este encontro [entre o desejo [de tornar Camões acessível a todos]complementos do nome e a realidade [de um autor [reverenciado]modificador do nome restritivo, mas [pouco lido]modificador do nome restritivo,]complemento do nome]complemento do nome]sujeito [tem sido [um desafio]predicativo do sujeito]predicado

Disponha sempre!

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa