DÚVIDAS

Emendar e substituir

Gostaria de saber qual o grau de correção das seguintes frases:

«Ele emendou "cada" para "casa"»;

«Ele emendou "cada" em "casa"»;

«Ele emendou "cada" com "casa"».

Muito obrigado!

Resposta

Nenhuma das expressões corresponde ao uso normativo do verbo emendar.

O verbo emendar é usado como transitivo direto1, pedindo, assim, um constituinte com a função de complemento direto. Diremos:

(1) «Ele emendou o texto.»

(2) «Ele emendou as peças da bicicleta.»

Emendar também poderá ter usos intransitivos:

(3) «No decurso do jogo, o guarda-redes emendou.»

O verbo é usado com o sentido de «fazer alterações com o objetivo de eliminar defeitos ou erros; fazer emendas»2.

No caso em que se queira descrever uma situação de emenda associada à substituição, poder-se-á recorrer ao verbo substituir:

(3) «Ele substituiu cada por casa

Disponha sempre!

 

1. Cf. Malaca Casteleiro, Dicionário gramatical de verbos portugueses. Texto editora.

2.Consultou-se o Dicionário da língua portuguesa, da Academia das Ciências de Lisboa.

 

N. E. (20/03/2025) – Segundo o Dicionário Prático de Regência Verbal, de Celso Pedro Luft, o verbo emendar também ocorre como verbo bitransitivo, portanto, selecionando, além de um complemento direto, um complemento indireto: «2. TD(I): emendá-lo (a, em...). Ligar (partes separadas), ajuntar para formar um todo: Emendar as peças (umas nas ou às outras) para formar uma casa. Emendar retalhos e fazer uma colcha // 3. TDI: emendá--lo com ... Acrescentar, complementar, para dar a dimensão desejada: Emendar uma colcha com retalhos». Note-se, porém, que neste dicionário não se regista a possibilidade de emendar ter associado um complemento indireto que denote a coisa pela qual se emenda outra. Refira-se também que tanto o Dicionário de Verbos e Regimes, de Francisco Fernandes, como o Dicionário Gramatical de Verbos Portugueses, coordenando por Malaca Casteleiro, só se consideram os usos transitivo direto, intransitivo e pronominal (neste último caso, emendar-se, na aceção de «corrigir-se»).

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa