DÚVIDAS

Estilo e oração subordinada adverbial gerundiva

Sou revisora e, revisando, entravei-me neste trecho:

«Ela atua como intermediária entre o banco e o consumidor, sendo responsável por informar ao cliente documentações necessárias.»

Creio, e isso é pessoal, que se é possível evitar orações reduzidas de gerúndio e de partícipio, devemos fazê-lo, porque sempre trazem algum prejuízo à compreensão do leitor.

Neste caso, que deveria eu inferir? A oração «sendo...» sugere causa, modo/temporalidade?

Ou, ainda, que, aí, se vê uma oração coordenada assindética de gerúndio (que é algo que não se deve fazer)? Pendi muito mais ao último caso.

Adoraria ter a ajuda de vocês.

Obrigada!

Resposta

A oração em questão é uma oração subordinada adverbial gerundiva. Uma oração dessa natureza pode ter vários valores (causa, condição, concessão ou modo). No caso da frase transcrita em (1), a oração gerundiva tem um valor de modo:

(1) «Ela atua como intermediária entre o banco e o consumidor, sendo responsável por informar ao cliente documentações necessárias.»

Este valor tem lugar sobretudo quando o verbo da oração subordinante é eventivo, ou seja, representa situações dinâmicas1.

Pelo que ficou exposto, neste caso, o recurso ao gerúndio é possível, não constituindo, portanto, uma opção incorreta.

Disponha sempre!

 

1. Para mais informações, cf. Lobo in Raposo et al., Gramática do Português. Fundação Calouste Gulbenkian, pp. 2045-2049.

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa