DÚVIDAS

Introdu-las e introduze-as

Estou com dúvidas relativamente à utilização escrita e falada do verbo introduzir na seguinte forma: "introdu-las" ou "introduze-as"?

Obrigado.

Resposta

As duas formas apresentadas estão corretas.

Introduz é a forma da 3.ª pessoa do singular do presente do indicativo do verbo introduzir – «Ele introduz bem o tema» – e marca igualmente a 2.ª pessoa do imperativo – «introduz tu as notas na pauta, por favor».

A pronominalização de «as notas» com -as resulta na sequência «introdu-las»1:

(1) «Introduz as notas na pauta.» = «Introdu-las na pauta.»

Em (1) temos um caso recorrente no uso: o verbo no imperativo termina em z e, como dita a regra, nestes casos, a consoante sibilante (-s ou -z) sofre apócope e agrega-se um ao pronome átono (-la(s), -lo(s)).

Contudo, mais raramente, a 2.ª pessoa do imperativo do verbo introduzir pode apresentar a forma introduze:

(2) «Introduz as notas na pauta.» = «Introduze-as na pauta.»

Em (2), figura o verbo introduz, na forma mais antiga introduze, com -e final, como acontece com outros verbos terminados em -uzir (traduzir – traduze), bem como em relação aos verbos dizerfazer e trazer, que podem ter como como 2.ª pessoa do singular do imperativo as formas dizefazetraze (além das mais correntes dizfaztraz). Assim, se optarmos pela forma mais antiga, teremos, corretamente, «introduze-as na pauta».

Vejam-se dois exemplos que atestam esta forma em -e dos imperativos de dizer e fazer:

(4) «Ó minha querida Senhora do Patrocínio, faze que a Adelina goste outra vez de mim!» (Eça de Queirós, A Relíquiain Corpus do português)

(5) «— Mas... Dize, Madalena: o que significam essas palavras?» (Júlio Dinís, A Morgadinha dos Canaviaisin Corpus do Português).

 

1 Cunha, C., Cintra, L. (1984). A Gramática do Português ContemporâneoEdições João Sá da Costap. 389.

Teyssier, P. (1989). Manual de Língua Portuguesa (Portugal-Brasil). Coimbra Editora, p. 219.

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa