DÚVIDAS

Lhe, objeto indireto sem preposição

Os pronomes pessoais do caso oblíquo átono não vêm precedidos de preposição, os pronomes lhe e lhes são átonos, porém eles podem ser usados como objeto indireto que vem precedido de preposição.

Não entendi isso.

Vocês poderiam me ajudar?

Obrigado.

Resposta

Os pronomes pessoais oblíquos átonos não vêm precedidos de preposição, como se pode ver nos exemplos:

(1) «Ela nos viu no cinema» / «Ela viu-nos no cinema» – nos exerce a função de objeto/complemento direto, na frase;

(2) «Ela nos explicou a importância do projeto» / «Ela explicou-nos a importância do projeto» – nos exerce a função de objeto/complemento indireto, na frase. 

(3) «A criança o deu [o brinquedo] à mãe» / «A criança deu-o [o brinquedo] à mãe» – o exerce a função de objeto/complemento direto, na frase. 

O mesmo acontece com os pronomes lhelhes, i.e., não vêm precedidos de preposição quando exercem a função de objeto/complemento indireto. Veja-se:

(4) «A criança lhe deu o brinquedo» / «A criança deu-lhe o brinquedo». 

O que acontece, sim, é que o lhe ou lhes  substituem o objeto/complemento de um verbo transitivo indireto que é, aqui sim, precedido de preposição, nomeadamente a ou para, e o mesmo sucede com todos os pronomes pessoais do objeto/complemento indireto:

(5) «A criança deu o brinquedo à mãe».

Em (5), o objeto/complemento indireto do verbo dar é «à mãe», objeto/complemento este antecedido da preposição a. A sua substituição pelo pronome pessoal oblíquo átono lhe faz desaparecer esta preposição. 

(6) «A criança deu o brinquedo à Joana e a mim» = «A criança nos deu o brinquedo» / «A criança deu-nos o brinquedo».

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa