DÚVIDAS

O verbo envelopar

A forma verbal "envelopar" existe em português de Portugal?

Grata pela resposta.

Resposta

O dicionário Priberam atesta envelopar na aceção de «colocar em envelope», sem atribuir o seu uso exclusivamente ao português do Brasil. Contudo, quando o verbo se refere a «cobrir ou revestir algo ou alguém», como sinónimo de envolver, o Priberam indica que esse uso é relativo ao Brasil.

Apesar de ser a única fonte consultada que não assinala o uso do verbo como exclusivo do português do Brasil, envelopar é um verbo bem formado – derivado do substantivo envelope com a terminação -ar, influenciado pelo francês envelopper («envolver»), que por sua vez deriva do francês antigo voloper, ligado ao latim tardio faluppa, que significava «molho de palha, resíduo, franja» (Dicionário Houaiss). O seu significado consegue inferir-se perfeitamente. 

Assim, embora envelopar pareça não ter uso corrente em Portugal, é correto afirmar que ele existe também na variedade deste país.

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa