DÚVIDAS

O verbo juntar e o pronome lhe

Na frase «Mais de um ano após o anúncio da sua trasladação para o Panteão Nacional, Eça de Queirós junta-se finalmente, esta quarta-feira, ao conjunto de notáveis portugueses que “descansam” na Igreja de Santa Engrácia, em Lisboa», o constituinte «ao conjunto de notáveis» desempenha a função sintática de complemento indireto ou oblíquo?

Parece-me que se pode substituir por lhes, ficando «junta-se-lhes», no entanto, se pensar na frase «Juntei-me à minha irmã», o segmento «à minha irmã» parece ser complemento oblíquo.

Podem esclarecer-me, por favor?

Obrigada pela atenção.

Resposta

O constituinte em apreço desempenha a função de complemento oblíquo.

O verbo juntar-se rege as preposições a ou com para introduzir um constituinte que pode expressar uma noção de companhia:

(1) «Ele juntou-se aos/com os colegas para rever a matéria.»

Neste caso, é possível substituir o constituinte «aos/com os colegas» pelo pronome lhe:

(1a) «ele juntou-se-lhes para rever a matéria.»

Não obstante, o constituinte «aos/com os colegas» desempenha a função de complemento oblíquo, pois trata-se de um constituinte de natureza preposicional selecionado pelo verbo juntar-se.

Note-se que, em alguns casos, é possível substituir o constituinte selecionado pelo verbo pelo pronome lhe, apesar de este desempenhar a função de complemento oblíquo. Recorde-se os casos dos verbo falar ou ralhar, tratados, por exemplo, nesta resposta

Disponha sempre!

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa