DÚVIDAS

Os valores modais de creio e acho

Qual a modalidade do enunciado «creio que o Ocidente está a perder a batalha intelectual, (…)»?

E o verbo achar configura a mesma modalidade?

Por exemplo, na frase «Acho que o José leu o romance», a modalidade é a mesma?

Obrigada.

Resposta

A modalidade configurada pela frase apresentada está dependente do valor associado ao verbo crer, que só pelo contexto se poderá recuperar.

Assim, se se usar o verbo crer com o valor de «tomar por verdadeiro, ter por certo» (Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa), a modalidade configurada será a epistémica com valor de certeza, dado que o locutor veicula uma atitude de certeza relativamente ao que afirma no enunciado «o Ocidente está a perder a batalha intelectual».

Se o verbo crer estiver a ser usado com o valor de «tomar como provável; crença» (Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa), nesse caso, ativar-se-á a modalidade epistémica com valor de possibilidade, pois o locutor não se compromete com a verdade do enunciado «o Ocidente está a perder a batalha intelectual».

O verbo achar, sendo usado como epistémico, tem o valor de «ter a impressão ou opinião subjetiva» (Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa), pelo que a sua escolha, à partida, associará ao enunciado uma modalização epistémica com valor de possibilidade.

Disponha sempre!

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa