DÚVIDAS

Os verbos arder e queimar

É correto dizer-se «estavam três carros ardidos»?

Soa-me bastante melhor «estavam três carros queimados», mas não sei qual o fundamento na gramática para esta questão.

Também não me faz sentido se considerar a opção de o carro ter sido ardido porque, na verdade, eu posso queimar algo, mas não posso arder algo.

Obrigada.

Resposta

As duas possibilidades estão corretas. Todavia, poderão veicular significados ligeiramente distintos.

O verbo arder é intransitivo e significa «estar em chamas, estar a ser consumido pelo fogo»1.

Deste modo, o grupo nominal «carro ardido» significa «carro que foi consumido pelo fogo»1. O uso da forma participial ardido contribui para a expressão de um valor perfetivo, de situação concluída, fechada.

Por seu turno, o verbo queimar é transitivo direto e significa «consumir ou destruir alguma coisa pelo fogo reduzindo-a a cinzas». A natureza da forma verbal associada ao uso do particípio, para além do valor perfetivo, inclui o valor de um agente que é responsável pela ação de destruir algo por meio do fogo.

Deste modo, o grupo nominal «carro queimado» expressa a noção de que existiu um agente responsável pelo estado do carro, ao passo que o grupo nominal «carro ardido» privilegia o estado do carro e não o responsável por ele. De qualquer forma, estas nuances nem sempre são sentidas pelos falantes, que poderão usar ambas as construções com sentidos muito próximos.

Disponha sempre.

 

1. Dicionário da língua portuguesa, da Academia das Ciências de Lisboa.

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa