DÚVIDAS

Pronomes e formas de tratamento de segunda pessoa (plural)

 Estou a traduzir algumas expressões do inglês para português para serem usadas num guia destinado a turistas japoneses. Como o inglês é muito vago, em relação ao you, foi-me dito que devia usar todas as expressões possíveis em português, ou seja, masculino singular, feminino singular, masculino plural e feminino plural. Também me foi dito que o you seria sempre formal (você e não tu).

A minha dúvida é, por exemplo, na frase «Nice to meet you». Eu traduzi como: «Prazer em conhecê-lo/Prazer em conhecê-la/Prazer em conhecer-vos.» No entanto, a senhora japonesa para quem estou a fazer o trabalho tem alguns conhecimentos de português e perguntou-me se neste caso o plural «conhecer-vos» está bem aplicado, ou seja, se é o plural formal.

Ela tem ideia de que «conhecer-vos» seria o plural de «conhecer-te», e que o plural correcto e formal de «conhecê-lo/conhecê-la» deveria ser «conhecê-los/conhecê-las». Eu usei o -vos quando fiz o trabalho, porque pensei que seria a forma mais correcta, no entanto, após a pergunta dela, fiquei com dúvidas.

Assim, peço que, se for possível, me esclareçam esta questão.

Resposta

Em Portugal há muita hesitação quanto a avaliar o grau de formalidade do pronome vos, pelo que muitas vezes surge como forma de pronome complemento correspondente quer a vocês (informal: «vou chamar-vos») quer a os senhores/as senhoras («vou chamar-vos», em alternativa a «vou chamá-los»). É uma área em que há uma grande instabilidade e acerca da qual as gramáticas de referência não são claras. Mesmo assim, e se o problema é manter a formalidade, eu diria que o uso do pronome os/as é melhor que vos, estabelecendo simetria com as formas do singular o/a, correspondentes ao tratamento formal de segunda pessoa o senhor/a senhora.

CfPronomes de Tratamento + Protocolo: Tu, Você, Senhor... + Pronomes de tratamento + Quão cortês é você? O pronome de tratamento vocês em Português Europeu + 98 pronomes de tratamento + Emprego dos pronomes de tratamento + Formas de Tratamento e Endereçamento

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa