Tal como evidencia a sequência em apreço – «Conhecedor dos levantamentos populares tidos lugar em Lisboa e em outras localidades do país, após o falecimento do rei D. Fernando...» – é agramatical. A sequência correta deveria ser:
(1) «Conhecedor dos levantamentos populares que tiveram lugar em Lisboa e em outras localidades do país, após o falecimento do rei D. Fernando...».
Sinonimamente, poder-se-ia também dar outra formulação:
(2) «Conhecedor dos levantamentos populares ocorridos/acontecidos em Lisboa e em outras localidades do país, após o falecimento do rei D. Fernando...».
Acontece que o verbo ter é um verbo transitivo e o seu partícipio passado não se pode associar a um sujeito ativo, que neste caso é «os levantamentos». Para optarmos pelo partícipio passado de ter – tidos – teríamos uma construção com sentido passivo, que se referiria a lugar e não ao sujeito «os levantamentos».
Não obstante, construções como «os levantamentos ocorridos em Lisboa» ou «os acontecimentos acontecidos em Lisboa» já são gramaticais e, no caso, sinónimas da apresentada, porque os verbos ocorrer e acontecer são verbos instransitivos.