Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa

Início Respostas Consultório Tema: Origem de nomes próprios
Pedro Calisto Empresário Alverca, Portugal 11K

Gostaria de saber, se possível, a origem do nome (apelido) Calisto.

António Oliveira Técnico superior de biblioteca e documentação Guarda, Portugal 8K

O 7.º conde de Soure (1798-1838) chamava-se D. Henrique José da Costa Carvalho Patalim Sousa Lafetá. Relativamente aos apelidos, parecem-me originais e inéditos os de Patalim e Lafetá.

Será que me poderiam explicar a origem e o significado destes dois apelidos?

Muito obrigado!

José Lucas Aposentado Londrina, Brasil 7K

Qual é a etimologia da palavra Faria?

Paulo Aimoré Oliveira Barros Funcionário público federal Garanhuns, Brasil 5K

Por que escrevem o nome dessa cidade fluminense com y? Segundo o novo acordo, as letras k, w e y continuam com restrição de uso. Creio que o certo é escrever Parati e não "Paraty". O próprio apêndice onomástico do Dicionário Caldas Aulete (1958) traz Parati. Parece-me que hoje cada um escreve como quer, como se não valessem nada as normas da língua. Escrever "Paraty" é, de acordo com meu entendimento, um retrocesso linguístico, da mesma forma que a bizarra escrita Bahia. Qual é a opinião do Ciberdúvidas?

Sandra Rodrigues Jornalista Gaia, Portugal 3K

Gostaria de saber qual a origem do apelido Cidade. Obrigada.

Antóvila Lima da Silva Militar Brasília, Brasil 5K

Gostaria de saber, se possível for, o significado do nome próprio personativo Antóvila ou, ao menos, uma aproximação possível. Confesso-lhes que, em minhas pesquisas, não tenho obtido muito sucesso.

Maria Afonso Estudante Porto, Portugal 4K

Qual a origem do apelido Farrancha?

Noémia Sunda Professora Luanda, Angola 30K

O que significa "teófilo"?

Ana Caronho Estudante Lisboa, Portugal 5K

Gostava de saber a origem do meu apelido, Caronho.

Carlos Tibúrcio Miguel Reformado Queluz, Portugal 24K

Gostaria de saber se Tibúrcio é apelido de família ou também pode ser alcunha. Qual a origem?