Gostaria de saber a origem do meu nome, Teresa.
Qual a origem dos meus dois apelidos, Santos e Paço?
Gostaria de saber qual a origem do topónimo Aveneira. É um topónimo algo comum, mas não consigo encontrar uma fonte fiável da origem do mesmo. Já o vi associado a avelã e a aveia. Qual o mais correcto?
Gostaria de saber a historia do sobrenome Magoito, pois só encontro referência ao mesmo no Diccionario d´Appellidos Portuguezes (1908). Associando ao nome a «povoação nossa». Porém, não existe rasto de família com esse nome na Aldeia de Magoito e nem no lugar de Magoito em Castro Marim. Se puderem ajudar, agradeço.
Qual é a origem do topónimo Avelã e do antropónimo Fafes? Passo a citar o seguinte trecho de A Cidade e as Serras, de Eça de Queirós:
«Embarcou para França com a mulher, a Sra. D. Angelina Fafes (da tão falada casa dos Fafes da Avelã); [...]»
Gostaria de saber qual o significado do meu nome (Luciana) e a sua origem.
Qual é a forma correta? Clarice, ou Clarisse? Ou são ambas possíveis?
Qual a origem etimológica do nome
Altamir?
Qual a origem de Merufe, Merim e Merlim?
A minha dúvida é a seguinte: na minha aldeia existe uma rua com nome «Rua de Paçô», escrito com ç, mas no site dos CTT está escrito «Rua de Passô», com ss, e o respetivo código postal. Qual a forma correta de escrever?
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações