Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa

Início Respostas Consultório Tema: Origem de nomes próprios
Carlos de Sousa Aposentado Guimaraes, Portugal 6K

Gostava de saber qual a origem do nome da rua de Guimarães que é a seguinte: Rua Val de Donas, sabendo que essa rua já era referenciada em 1268 e que nela existiu um convento, mas o porquê do termo val.

Aguardo vossa resposta.

Maria Roseira Cozinheira Lisboa, Portugal 3K

Qual a etimologia e o significado do nome próprio Rogélia?

João Simões Estudante Tomar, Portugal 14K

Qual a origem do nome Simões?

Diana Estrada Assistente dentária Santarém, Portugal 5K

Gostaria imenso de saber a origem dos meus apelidos Estrada e Rei.

Será que me podem ajudar? Agradecia imenso que satisfizessem esta minha curiosidade!

Teresa Nunes dos Santos Funcionária pública Lisboa, Portugal 6K

Gostaria de saber a origem dos sobrenomes Nunes e Santos.

Álvaro José de Barros Lima Estudante Ipiaú, Brasil 5K

Minhas saudações. Qual, por gentileza, é a origem do nome Álvaro, dos sobrenomes Ferreira, Correia, Barros e Lima? Há possibilidade de serem de origem lusitânica?

Muito grato antecipadamente.

João Filipe Traquina Ferreira Comerciante Londres, Inglaterra 5K

Gostaria de saber se o apelido Traquina (família com origem em Évora de Alcobaça, Alcobaça) é de origem portuguesa, ou é apelido italiano tal como "reza" na tradição familiar.

Obrigado.

Ricardo Lemos Professor Matosinhos, Portugal 5K

Qual o significado de Cidres em nome de rua? Haverá, em Portugal, outra ruas com este nome? Na cidade de Matosinhos, freguesia de Santa Cruz do Bispo, existe a rua referida. Sei que esse nome derivou do respectivo lugar «Lugar de Cidres»

Também agradecia, desde quando é o costume de se dar o nome de rua, dos lugares respectivos. Exemplos: «Lugar da Aldeia de Baixo» > «rua da Aldeia de Baixo»; «lugar do Mirão» > «rua do Mirão»; «lugar de Cidres» > «rua de Cidres» etc., etc. 

Patrícia Gonçalves Investigadora Maia, Portugal 6K

Saberão dizer-me a origem e o significado do nome próprio Muna? Este nome é muito utilizado na Guiné-Bissau (na verdade, mais utilizado é Maimuna), no entanto, todas as referências que encontro ora dizem que a origem é árabe, ora galega...

Muito obrigada!

Morgane Marante Estudante Soltera, França 6K

A origem e o significado de Marante?