Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa

Início Respostas Consultório Tema: Origem de palavras
Adelino Cruz Psicólogo Lisboa, Portugal 7K

Encontro frequentemente em blogues a palavra encanitar bem como no dicionário online brasileiro.

Nos meus dicionários de português lusitano, a palavra não aparece.

Muito vos agradeço uma ajuda no sentido de esclarecer os seguintes pontos.

1. Existe esta palavra, encanitar, em português lusitano?

2. Se existe, quais os seus significados e etimologia?

Antecipadamente grato pela vossa atenção e ajuda.

Leila Oriana Rodrigues de Pina Estudante Mindelo, Cabo Verde 8K

O que significa «discurso epistolar»?

Joaquim Jordão Arquite{#c|}to Amarante, Portugal 6K

Qual é a etimologia da palavra gaivota?

Márcia de Paula Auxiliar administrativa Rio de Janeiro, Brasil 4K

Eu gostaria, por favor, de saber a etimologia das palavras gálico, gaitadas e chibante.

Obrigada.

Hugo Maia de Loureiro Reformado Cascais, Portugal 9K

Qual a origem da palavra bordel? Poderá vir do termo francês bordeau, casas de protistuição à beira-rio (bor de l'eau)? Será que terá ligação a bord [canapé napoleónico (Nap. III) usado nas salas de baile onde as damas aguardavam sentadas um convite para a dança], ou...?

Ana Gancho Estudante Lisboa, Portugal 5K

Eu gostaria de saber qual a origem da palavra tendência.

Obrigado.

Cesário Severino Comerciante Comporta, Portugal 5K

Sou habitante da Comporta, e, nesta localidade, sempre que falamos das dunas, utilizamos a palavra medos (leia-se "médos"). A minha pergunta é a seguinte: Será que esta palavra existe realmente, ou será ela uma expressão local. De repente, dei comigo a imaginar o seguinte: será que em tempos mais remotos as dunas representavam um local do qual as pessoas tinham medo e que, com os anos, a palavra medo tenha sido deturpada em "médo", e daí a expressão actualmente utilizada? Ficaria muito grato se conseguissem esclarecer-me.

Muito obrigado pela atenção.

Maria do Rosário Nunes Tradutora Lisboa, Portugal 5K

É correcto usarmos a palavra factóide? Qual a origem da palavra?

Obrigada pela atenção.

Mercedes Bastos Estudante São José dos Campos, Brasil 7K

Agradeço que me informe sobre a palavra edificar, seu significado, sua origem, para montar estudo profundo sobre ela.

Keops Ferraz Designer gráfico Recife, Brasil 3K

Gostaria de saber se há alguma relação da palavra de origem grega oxítona com o nome da região, Occitânia, e a língua, Occitan, do sul da França e partes da Itália e Espanha.