Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa

Início Respostas Consultório Tema: Origem de palavras
Patrícia Rodrigues Pereira Designer Lisboa, Portugal 12K

Qual é a proveniência da palavra "xiça"?

Considero esta palavra muito grosseira e de mau gosto, no entanto, é muitas vezes utilizada.

Obrigada.

Mara Silva Estudante Matosinhos, Portugal 7K

Gostaria de saber a origem das palavras crédito e compensação.

Obrigada.

Marcel José Maroubo Querubini Funcionário público Cândido Mota, Brasil 16K

Saberiam apontar a origem da expressão «dia de branco», que se utiliza em algumas regiões do Brasil para designar um dia útil (especialmente a segunda-feira quando em relação ao domingo)?

Obrigado!

Keli A. V. Paterno Professora Cascavel, Brasil 3K

Preciso saber o significado etimológico da palavra erotização.

Obrigada.

Rozane Santos Estudante Belo Horizonte, Brasil 8K

Entendo que a etimologia das palavras traz à tona o seu real sentido. Vou escrever um artigo e preciso da etimologia da palavra escrever. Pesquisei muito via Internet, mas não encontrei algo que me fosse bastante proveitoso. Se puderem me ajudar, estou grata.

Luke Panzenhagen {#Trabalhador por conta própria|Autônomo} Ivoti, Brasil 5K

Qual é a origem da palavra bordado?

Matilde Cruz Estudante Lisboa, Portugal 7K

Quais as palavras de língua portuguesa que são derivadas da língua concani?

Ivo Carvalho Informático Amadora, Portugal 95K

Pode parecer estranho, mas detesto de verdade estas palavras talvez por lhes desconhecer a origem e por não me parecerem fazer sentido. Como tal, seria possível ao Ciberdúvidas explicar-me a etimologia de sogro, nora, genro e cunhado?

Luísa Lopes Estudante Coimbra, Portugal 10K

Gostaria de saber se existe alguma relação entre a raiz latina da palavra portuguesa janela (januella, diminutivo de janua, que significava «porta») e a origem da palavra inglesa window (wind + eye).

Além disso gostaria de saber a origem da palavra limiar e em que contexto ou época surgiu este conceito.

Agradecimentos.

Jorge Alonso Estudante Rio de Janeiro, Brasil 7K

Através desse sítio, conheci a origem da palavra serapilheira (ou serrapilheira), que remete ao significado que julgo ser seu primordial. Minha curiosidade consiste em saber como se chegou ao atual significado, que essa palavra encontra aqui no Brasil, para designar a camada de matéria orgânica que recobre os solos florestais?