Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa

Início Respostas Consultório Tema: Pragmática
Ana Quintana Professora Évora, Portugal 5K

Num excerto em que se diz «Afonso imaginava a cidade galhofando», tendo-se referido muito anteriormente que viviam em Lisboa, o vocábulo cidade é um deíctico?

Luís Veiga Professor Bragança, Portugal 9K

Na frase: «A minha casa é bonita. E a tua?»

— O e é uma conjunção?

Janice Veríssimo Agente comunitária de saúde Barrra do Bugres, Brasil 32K

Por favor, qual é a diferença de epilinguística para metalinguística?

Ana Costa Professora Sintra, Portugal 3K

Gostaria de saber se a palavra trânsito pode ser considerada como nome colectivo.

Obrigada!

Fábio Vasco Estudante universitário e operador de call center Quinta do Conde, Sesimbra, Portugal 9K

Qual o aumentativo de som? Será legítimo escrever "somzão"/"sonzão"?

Obrigado!

Manuela Branco Professora aposentada Ovar, Portugal 21K

Cada vez mais frequentemente ouço pessoas desejarem umas às outras, à despedida: "Continuação" ou mesmo "Boa continuação". Entendo que se trata de abreviar a formulação de um desejo de continuação de bom dia, de bom fim-de-semana, etc., mas será correcto dizer-se assim? Parece-me não ter sentido!

Aproveito para agradecer, mais uma vez, o facto de existirem e de trabalharem em prol da língua portuguesa.

Paulo Almeida Professor Coimbra, Portugal 6K

Participo mais uma vez no V. fórum, colocando uma questão que se prende com deícticos. Num manual escolar de 10.º ano, encontra-se que os determinantes demonstrativos são uma das classes de palavras que podem funcionar como deícticos pessoais, mas, infelizmente, o quadro conceptual não vem acompanhado dos sempre necessários e úteis exemplos. Fui questionado por uma aluna no sentido de arranjar uma frase que o demonstrasse. Nenhuma me ocorreu porque em todas em que usava um determinante demonstrativo me parece que funcionam mais como deícticos espaciais, como, aliás, parece sugerir o Dicionário Terminológico disponível no site da DGIDC. Será que haverá contextos em que aqueles determinantes possam ter aquele valor?

Agradeço a V. atenção.

Flávia Inverno Estudante Moura, Portugal 23K

O que são implicitações convencionais e conversacionais?

Janice Veríssimo ACS Barra dos Bugres, Brasil 9K

Gostaria de saber qual é a diferença da análise do discurso francesa para a americana.

Muito obrigada!

Ana Gama Professora Madrid, Espanha 15K

Eu quero que me esclareçam a diferença do pretérito imperfeito de cortesia e o condicional.