Num excerto em que se diz «Afonso imaginava a cidade galhofando», tendo-se referido muito anteriormente que viviam em Lisboa, o vocábulo cidade é um deíctico?
Na frase: «A minha casa é bonita. E a tua?»
— O e é uma conjunção?
Por favor, qual é a diferença de epilinguística para metalinguística?
Gostaria de saber se a palavra trânsito pode ser considerada como nome colectivo.
Obrigada!
Qual o aumentativo de som? Será legítimo escrever "somzão"/"sonzão"?
Obrigado!
Cada vez mais frequentemente ouço pessoas desejarem umas às outras, à despedida: "Continuação" ou mesmo "Boa continuação". Entendo que se trata de abreviar a formulação de um desejo de continuação de bom dia, de bom fim-de-semana, etc., mas será correcto dizer-se assim? Parece-me não ter sentido!
Aproveito para agradecer, mais uma vez, o facto de existirem e de trabalharem em prol da língua portuguesa.
Participo mais uma vez no V. fórum, colocando uma questão que se prende com deícticos. Num manual escolar de 10.º ano, encontra-se que os determinantes demonstrativos são uma das classes de palavras que podem funcionar como deícticos pessoais, mas, infelizmente, o quadro conceptual não vem acompanhado dos sempre necessários e úteis exemplos. Fui questionado por uma aluna no sentido de arranjar uma frase que o demonstrasse. Nenhuma me ocorreu porque em todas em que usava um determinante demonstrativo me parece que funcionam mais como deícticos espaciais, como, aliás, parece sugerir o Dicionário Terminológico disponível no site da DGIDC. Será que haverá contextos em que aqueles determinantes possam ter aquele valor?
Agradeço a V. atenção.
O que são implicitações convencionais e conversacionais?
Gostaria de saber qual é a diferença da análise do discurso francesa para a americana.
Muito obrigada!
Eu quero que me esclareçam a diferença do pretérito imperfeito de cortesia e o condicional.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações