Tenho dificuldade em encontrar exemplos sobre incoerência e falta de coesão nas frases.
Agradecia que me ajudassem a encontrar exemplos com a correcção.
Qual a contribuição de Austin para a pragmática linguística?
Agradecia que me elucidassem acerca deste tema: «comunicação e interacção discursivas.»
Quais as classes gramaticais que a palavra tal pode assumir? E em «Que tal um brinde?», qual a classe gramatical do tal?
Obrigada.
Qual o diminutivo e o aumentativo de aranha e de foguete?
A frase «As paredes eram castanhas, não eram?» é afirmativa, ou negativa?
Obrigado.
Recentemente, numa tasca de Alfama, ouvi uma conversa em que se falava algo parecido com português. Quem estava comigo disse-se ser um "dialecto" antigo da gatunagem de rua, com o nome "oni'". Uma espécie de código, para não serem entendidos por "estranhos" talvez não seja correcto chamar dialecto. Existe este "oni"?
Obrigado.
Deve escrever-se: «Fazer objecções», ou «Levantar objecções»?
Antes de mais nada, é imprescindível reconhecer o valor do trabalho aqui realizado. Parabéns a todos!
Tenho anotado como exemplos de advérbios modais já, ainda, só, apenas, mal, bem, depressa, logo, e sempre. Gostava de saber se há outros exemplos. Imagino que sim.
Mil vezes o meu muito obrigado!
Sobre noções sobre micro[estrutura], macro[estrutura] e superestrutura textual, qual a definição e diferença de uma para outra e quais as diferentes características?
Queria felicitar-vos pelo excelente trabalho que fazem, pois o Ciberdúvidas é ferramenta muito útil para quem tem dúvidas na língua portuguesa. Gostaria de saber quando redigimos um texto e utilizamos as formas verbais no pretérito perfeito. Devemos manter esse tempo verbal até ao fim?
E na frase «Mas como lá não havia universidade, iria viver para Lisboa para poder tirar o curso», a forma "iria" está correcta? Não posso substituir por "foi"?
Obrigada.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações